CIDADE

Reunião discute segurança na UNIVIÇOSA


Publicado em: 20/10/2014 às 19:00hs

Reunião discute segurança na UNIVIÇOSA

Depois do tiroteio que alvejou uma estudante nas proximidades da Unidade 2 da Univiçosa, a direção daquela instituição convocou uma reunião na tarde desta segunda-feira, 20, com representantes de várias outras instituições, para se discutir os problemas de segurança nas proximidades daquela unidade de ensino.

Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, da Associação Comercial, dos moradores dos bairros Inconfidência e Liberdade, dos estudantes das duas unidades de ensino da Univiçosa, vereadores, além de diretores daquela instituição.

De imediato ficaram acertadas algumas medidas que serão tomadas para coibir a ação de bandidos naquela região. Primeiramente a Univiçosa informou que irá contratar segurança privada para trabalhar na área externa das duas unidades de ensino. Na unidade 2, onde funciona a Esuv, será instalado um ponto de apoio para a Polícia Militar, com dois computadores e internet, onde os militares poderão confeccionar os boletins de ocorrência. Também será reservada uma vaga de estacionamento para uma viatura da polícia.

Os vereadores presentes solicitarão ao executivo a ampliação da iluminação publica, próximo ao prédio da Esuv e também a instalação de várias faixas de pedestres ao longo da avenida Maria de Paula Santana. Alguns dos participantes farão parte de uma comissão que debaterá o problema da segurança naquela região (distrito de Silvestre, bairros Inconfidência e Liberdade).

 

Manifestação

Alunos da Unidade 2 da Univiçosa protestaram na noite de sexta-feira, 17, em frente as duas unidades.  Inicialmente os alunos se concentraram em frente à Esuv e de lá, portando cartazes, seguiram em passeata até a Univiçosa, onde invadiram o campus e interromperam as aulas. Por cerca de meia hora os alunos bloquearam a avenida Maria de Paula Santana, em frente a Univiçosa, o que tumultuou o trânsito.

 

Polícia já prendeu quatro pessoas

A polícia já conseguiu prender quatro dos cinco envolvidos no tiroteio acontecido na noite de quinta-feira, 16, nas proximidades da Escola de Estudos Superiores de Viçosa (Esuv).

 O envolvido Wesley de Oliveira Dias Goulart, 24 foi preso poucas horas após o crime, na casa de Herculino Antunes de Oliveira, 56. Ferido com um tiro no pé, Wesley foi levado ao hospital, onde permaneceu internado. Herculino também foi preso, pois, em sua casa foi encontrada uma escopeta calibre 12 milímetros. 

Janiel Alves Moreira, 24, também foi preso, depois que foi até o quartel da Polícia Militar prestar queixa de furto de sua moto, uma Honda Tornado branca, usada pelos bandidos no crime. Ele disse aos militares que estava próximo ao trevo do distrito de Silvestre quando foi assaltado e os bandidos levaram sua moto, mas caiu em contradição e acabou confessando ter emprestado o veículo a Wesley e a André, para eles roubarem outra motocicleta.

André Luiz da Silva Vieira, 32, se entregou à polícia na tarde do dia seguinte, em companhia de seu advogado. Ele também foi alvejado ao trocar tiros com a vítima e foi encaminhado ao hospital, onde foi medicado antes de ser conduzido ao presídio. Marco Antônio Fontes (Marquinho Baresi), 35, não foi encontrado pela polícia. Ele é apontado como homem que deu fuga a uma dos assaltantes na hora do assalto. Segundo a polícia, Baresi estava noutra motocicleta.

O tiroteio feriu uma estudante nas proximidades da Univiçosa/Esuv e, segundo testemunhas, o terceiro sargento da Polícia Militar de Ponte Nova, César Aparecido Vieira da Silva, estudante da Esuv estava saindo da faculdade após a aula e, ao pegar a moto, foi surpreendido por dois homens, armados, que tentaram assaltá-lo. Os bandidos teriam gritado “perdeu, perdeu” e tentado tomar a moto do policial. Num primeiro momento o militar entregou a chave da moto, mas, ao se identificar como policial militar, os bandidos sacaram a arma e atiraram. O Militar então revidou, obrigando os marginais a abandonar a motocicleta (Honda Tornado 250) caída e fugir. Um deles tomou de assalto um Hyundai HB20 vermelho, e obrigou seu dono leva-lo até o bairro Laranjal, mesmo local para onde o outro assaltante fugiu, na garupa de seu comparsa. Policiais civis de Ponte Nova, que também estudam na Esuv, também participaram do tiroteio.

A estudante Monalisa Moreira de Sousa, 29, do curso de Ciências Contábeis foi atingida por dois disparos na perna. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital São João Batista, onde foi medicada e passa bem.