CIDADE

Iniciada a reforma da Avenida Bueno Brandão em Viçosa

Poucos operários foram vistos no canteiro de obras e o trabalho de retirada dos bloquetes ainda é lento, sem auxílio de máquinas ou tratores


Publicado em: 09/02/2021 às 09:10hs

Iniciada a reforma da Avenida Bueno Brandão em Viçosa
Foto: Arquivo

Alguns poucos operários da empresa Sales Construções e Empreendimentos Eireli, contratada pela Prefeitura para executar a obra de revitalização do calçamento da Avenida Bueno Brandão, começaram os trabalhos de retirada dos bloquetes pela parte mais baixa da via, no entroncamento com a praça Emílio Jardim.

Licitada no ano passado e autorizada a iniciar desde o dia 11 de novembro, quando começou a contar o prazo de 365 dias para a entrega, a obra finalmente foi iniciada na última terça, 2. Poucos operários foram vistos no canteiro de obras e o trabalho de retirada dos bloquetes é lento, sem auxílio de máquinas ou tratores.

A empresa foi contratada no valor de R$1,7 milhão para a recomposição de 30.800 m² de calçamentos em várias ruas da cidade, sendo a Bueno Brandão a maior delas. A nova pavimentação da avenida será de pisos intertravados, feitos com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. 

Além disso, está sendo estudada a possibilidade da substituição das tubulações da rede de esgoto que são antigas e ainda em manilhas de barro.

De acordo com a secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Elaine Rafael Silva e com o diretor de Obras Terceirizadas da Prefeitura, José Mariano Teixeira, o piso é permeável e ainda oferece excelentes ganhos ambientais e pode ser utilizado em vários lugares.

TRÂNSITO

Quase toda a extensão da via está interditada para o trânsito de veículos, com ressalvas para os moradores. O fluxo de carros de passeios foi desviado para a rua Benedito Valadares – parte baixa da Bueno Brandão – que foi transformada em via de mão dupla. O estacionamento de veículos está proibido em toda a sua extensão, inclusive na área entre a balaustrada (Estação Cultural) e a rua Professor Sebastião Lopes de Carvalho.

Pequenas modificações estruturais foram feitas no encontro das ruas Benedito Valadares e Professor Sebastião Lopes de Carvalho (proximidade do antigo Hotel Rubim e do Alcântara) e na confluência com a praça Emílio Jardim para facilitar a passagem dos veículos em trânsito.

Para os veículos de grande porte, como as carretas, a passagem pela Benedito Valadares não será permitida no sentido centro/bairro. De acordo com o diretor de Trânsito da Prefeitura de Viçosa, Kleber Gustavo Picanço Castro, a opção para quem vem da Rua dos Passos será as ruas Dona Gertrudes e Milton Bandeira, até a avenida Marechal Humberto Castello Branco. Agentes de trânsito fazem o controle e direcionamento do fluxo de veículos nos locais onde houve alteração no trânsito.