CIDADE

Primavera chega com previsão de chuvas para Minas Gerais

Pesquisadores da Epamig divulgam análise de dados meteorológicos para a estação iniciada no dia 22 de setembro


Publicado em: 22/09/2021 às 19:22hs

Primavera chega com previsão de chuvas para Minas Gerais
Foto: Alina Souza

Para Minas Gerais, no mês de outubro, a probabilidade é de que o volume de chuvas ocorra acima da média, com base nas análises e os prognósticos climáticos apresentados pela Epamig. As previsões apontam que as mudanças do tempo seco e o calor anômalo no inverno que predominaram na região poderão ser notadas a partir desta quarta-feira, dia 22 de setembro, quando ocorrerá às 16h21 (horário de Brasília) o Equinócio de Primavera, dando início à estação que deverá estender-se por 89 dias.

Nas mesorregiões do Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba e Sul/Sudoeste de Minas essa probabilidade é um pouco menor, ainda assim são esperadas chuvas acima da média. Nas messorregiões Norte e Nordeste do Mato Grosso; nas microrregiões de Rio Formoso, Gurupi e Dianópolis, no Tocantins; no Extremo Oeste e no Sul Baiano, e nos Estados de Rondônia, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo também são esperadas chuva acima da média em outubro.

É esperado que até o final de setembro, o maior volume de chuvas ocorra no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, nas regiãões Metropolitana de Curitiba e litorânea de São Paulo, nos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e no Sul da Bahia. Em Minas Gerais, o maior volume de chuvas será acumulado nas mesorregiões Sul/Sudoeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes.

Em razão da a chegada das chuvas e da influência do resfriamento da região central do Atlântico Norte neste período do ano, no mês de outubro em Minas Gerais a probabilidade é de que as temperaturas ocorram abaixo da média nas mesorregiões do Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Central, Noroeste e Metropolitana de Belo Horizonte. 

NOVEMBRO

Em novembro, as chuvas devem continuar a ocorrer acima da média em todo o estado de Minas Gerais, com exceção das mesorregiões do Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba e Sul/Sudoeste de Minas. Em todo o Estado, a maior probabilidade é esperada para as mesorregiões dos Vales do Mucuri e do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana de Belo Horizonte.

É esperado que as temperaturas ocorram um pouco abaixo da média do mês na parte mais ao Sul da Zona da Mata mineira e nos municípios de Andrelândia, São Lourenço, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, e também na região do Campo das Vertentes. Considerando o trimestre de setembro a novembro, é esperado que as temperaturas ocorram um pouco abaixo da média nos municípios de Ubá, Cataguases e Viçosa, na região da Zona da Mata Mineira.

DEZEMBRO

Em Minas Gerais, a maior probabilidade de chuvas acima da média é esperada para os Vales do Rio Doce e Mucuri. Neste mês o volume de chuvas deve ficar abaixo da média no Rio Grande do Sul. As temperaturas abaixo da média do mês são esperadas somente nos estados do Maranhão e Piauí, bem como na messoregião do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. No Pará, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e Goiás são esperadas temperaturas dentro da média do mês.

Considerando o trimestre outubro a dezembro, a probabilidade é de que as chuvas fiquem acima da média para a maior parte do Brasil. A exceção ocorre na região Nordeste nas microrregiões do Vale do Ipanema, Sertão de Moxotó e Pageú, em Pernambuco; na mesoregião de Borborema e do Sertão Paraibano, Jaguaribe e o Norte cearense, bem como em todo o estado do Rio Grande do Norte. Na região Norte, a exceção ocorre para o Baixo Amazonas, no Pará, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Sudoeste de Goiás. Nos estados da região Sul é esperado que o volume de chuvas ocorra abaixo da média do trimestre.

Estas análises e os prognósticos climáticos apresentados foram elaborados com base nas estatísticas e nos históricos da ocorrência de fenômenos climáticos globais, principalmente daqueles atuantes na América do Sul, conforme destacaram os pesquisadores.

Considerou-se, também, as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA; pelo Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade — IRI; pelo Met Office Hadley Centre; pelo Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo — ECMWF; pelo Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (Divmet) do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e com base nos dados climáticos disponibilizados pelo INMET. (5º Disme) / CPTEC-Inpe.