CIDADE

Prefeito anuncia projetos de requalificação urbana e articula parcerias com a UFV


Publicado em: 27/11/2014 às 06:07hs

Prefeito anuncia projetos de requalificação urbana e articula parcerias com a UFV

A administração municipal está articulando parcerias para viabilizar a execução de projetos de melhorias no aspecto urbanístico da cidade, principalmente no que diz respeito à circulação de pedestres e ciclistas. 

 
Um dos principais parceiros é o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa, onde todo ano são publicados diversos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso e também teses sobre intervenções nas vias e praças da cidade. 
Na tarde da última quarta-feira (26) o Prefeito Ângelo Chequer se reuniu com os Professores do Departamento Aline Werneck e Rogério Fuscaldi, na sede do DAU, para conhecer os trabalhos já existentes que servirão como base para elaboração de novos projetos a serem executados nos próximos meses. Participaram também do encontro o Secretário de Governo Luciano Piovesan e o Diretor do Instituto de Planejamento do Município (IPLAM), o arquiteto Paulo André Rabelo. 
Na próxima semana haverá outro encontro entre o executivo municipal e o Departamento, quando a Prefeitura irá apontar quais são os projetos que serão executados a curto, médio e longo prazo, em parceria com a Universidade. 
O Prefeito já adiantou que entre as prioridades está a requalificação das calçadas da Rua dos Passos e Avenida Peter Henry Rolfs, que serão alargadas e padronizadas. Em médio prazo será providenciada a reformulação da Praça Silviano Brandão e a reforma do calçamento das vias de entorno da antiga estação, no centro histórico. 
Visando a preservação da identidade histórica da área da antiga estação, o Prefeito Ângelo Chequer anunciou que não usará asfalto na reforma da Avenida Bueno Brandão e Rua Professor Sebastião Lopes de Carvalho, na área bancária. Lá será realizado um trabalho de adequação das vias com blocos de concreto intertravados. 
Outra novidade anunciada pelo Prefeito é a instalação de uma fábrica de blocos intertravados no município. A ideia é instalar a fábrica dentro do Presídio de Viçosa para aproveitar a força produtiva e promover a ressocialização dos detentos. Os blocos produzidos serão usados nos projetos de calçamento das ruas e praças da cidade. O recurso para a instalação da fábrica virá da licitação dos taxistas, que já está em andamento.
 
 
 
Mão única na Rua Passos 

Entre as diversas modificações previstas para melhoria da fluidez do trânsito urbano de Viçosa, está sendo estudada pela Prefeitura Municipal a implantação de mão única na Rua dos Passos. 
Essa modificação, já mencionada pelo prefeito em outra oportunidade, voltou a baila em reunião do prefeito Ângelo Chequer com professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, realizada na tarde de ontem, quarta-feira. 
Esses projetos de reurbanização serão alvo de convênio de parceria entre a PMV e o DAU.
Com relação à implantação de mão única na Rua dos Passos, estudos serão realizados para estabelecer se ela será no sentido centro bairro ou o contrário. Como vias alternativas para substituir a mão de direção suspensa, a ideia é criar uma rota alternativa pelo Vale do Sol e Rua Santana ou a Avenida Brasil, que sobe a partir do entroncamento da Rua dos Passos e Av. Jacob V. passa pelo Alto da Castelo, com saídas para a BR-120 (bairro Santo Antônio, no Alto da Av. Castello Branco) e ao Centro da cidade, pela rua Geninho Lentine