CIDADE

PMV planeja iniciar assentamento da nova pavimentação nesta semana

A secretária de Obras de Viçosa creditou a morosidade da obra às “chuvas imprevistas” de fevereiro


Publicado em: 28/02/2021 às 16:00hs

PMV planeja iniciar assentamento da nova pavimentação nesta semana
Foto: Arquivo

A obra de reforma do calçamento da avenida Bueno Brandão, no centro de Viçosa, iniciada na primeira semana de fevereiro, continua sendo pauta de discussões em âmbito político e também nas ruas. A Secretaria de Obras promete iniciar o assentamento do novo piso nesta semana.

Moradores, motoristas que utilizam a via e comerciantes que possuem estabelecimentos nesta avenida e nas ruas que a ela dão acesso não estão satisfeitos com o ritmo da obra. Vereadores também têm comentado o assunto durante as reuniões ordinárias, cobrando celeridade e transparência por parte do Executivo e também paciência por parte da população. 

A obra consiste na retirada do calçamento atual e a colocação de pisos intertravados, feitos com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de pó de pedra. A reforma é executada pela empresa Sales Construções e Empreendimentos Eireli. O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está aproveitando a obra para realizar a troca de tubulações de redes de esgoto e de água.

Nesta semana a secretária de Obras, Elaine Rafael Silva, informou, por meio de nota, que a obra será realizada por trecho. A primeira etapa compreende o trecho entre a Praça Emílio Jardim (faixa elevada) e a esquina com a rua Floriano Peixoto. Neste trecho os bloquetes antigos já foram retirados e será feita a compactação do terreno para o assentamento da nova pavimentação com a consequente liberação do tráfego de veículos naquele trecho.

Mesma ação será executada no trecho da Bueno Brandão entre as ruas Floriano Peixoto e Verano Faria e, em seguida, Verano Faria e Silvio Romeu e, finalmente, no trecho entre a Silvio Romeu e a faixa elevada, no final do balaústre, já na praça Mário del Giudice, com o trânsito sendo liberado sempre após cada serviço realizado.

“O objetivo é concluir todo o processo no menor espaço de tempo possível, a fim de amenizar os impactos causados pela realização da obra, sendo que os trabalhos somente não estão sendo mais rápidos devido às chuvas intermitentes deste mês de fevereiro”, diz a nota enviada pela assessoria.

A secretaria de Obra esclarece ainda que a obra de revitalização desta avenida é fruto de um processo licitatório, aberto no fim do ano de 2020, que compreende também reformas em diversas outras vias pela cidade, inclusive utilizando sobra do material retirado da Bueno Brandão.

O fluxo de veículos continua sendo desviado para a rua Benedito Valadares – parte baixa da Bueno Brandão – que foi transformada em via de mão dupla. Agentes de trânsito também continuam fazendo o controle e direcionamento do fluxo de veículos nos locais de alteração do trânsito.