CIDADE

Placas de publicidade que poluem o visual da cidade vão ser retiradas

Os pontos de ônibus e o vias centrais vão ficar livres dessas placas que poluem visualmente a cidade


Publicado em: 08/01/2015 às 10:49hs

Placas de publicidade que poluem o visual da cidade vão ser retiradas

Desde que foram implantadas em Viçosa, em julho de 2013, as placas publicitárias, instaladas em esquinas e alguns pontos de ônibus do centro, geraram uma grande discussão entre os viçosenses. Para muitos, elas contribuíram para a poluição visual na cidade, o que ia na contra mão de muitos municípios brasileiros, que adotam medidas justamente contrárias para coibir este tipo de poluição visual e minimizar o desconforto urbano causado pelo excesso de publicidade em vias públicas. A insatisfação dos viçosenses foi tanta que algumas das placas apareceram pichadas com a palavra “respeite”, além de desenhos de bicicleta e carro.
As placas publicitárias são de responsabilidade da empresa Inova Comunicação, que, após vencer processo licitatório realizado pela Prefeitura Municipal de Viçosa, ganhou o direito de instalá-las gratuitamente e vender os espaços publicitários. De acordo com o edital, a empresa teria direito a 100% dos lucros das vendas.
Depois de quase um ano e meio, a situação deve mudar. Isso porque, de acordo com o secretário municipal de Governo, Luciano Piovesan, o contrato da PMV com a empresa Inova será rescindido no mês de janeiro de 2015. Luciano explica que a decisão foi tomada porque a “empresa não teria cumprido os itens definidos no contrato e tão pouco atendeu às expectativas do município e dos usuários de ônibus urbanos”, disse ele. A Secretaria Municipal de Governo já proferiu despacho à Procuradoria do Município solicitando providências para o imediato cancelamento do contrato com a empresa publicitária nos pontos de ônibus. “A ação deve ocorrer nas primeiras semanas do mês de janeiro de 2015 com as providências cabíveis no caso” afirma Luciano.
Em reunião realizada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV (DAU), que contou com a presença do prefeito Ângelo Chequer, do diretor do Iplam (Instituto do Planejamento Municipal e arquiteto, Paulo André, e do secretário de Governo Luciano Piovesan, foi solicitado ao DAU/UFV que o Departamento apresentasse à Prefeitura de Viçosa propostas de modernização dos pontos de ônibus, que contassem com uma estrutura adequada para atender os usuários do transporte coletivo. O estudo deverá ser entregue em fevereiro de 2015 e a Prefeitura pretende instalar, no decorrer de 2015, um total de 100 novos pontos de ônibus na cidade e na zona rural.