CIDADE

Petição online quer fim ao rodízio de CPF em Viçosa


Publicado em: 24/08/2020 às 17:00hs

Petição online quer fim ao rodízio de CPF em Viçosa

Empresários viçosenses lançaram hoje, segunda-feira, 24, uma petição online pedindo o fim do rodízio de CPF, estabelecido pela PMV (Prefeitura Municipal de Viçosa) desde o início da pandemia da Covid-19, por meio do decreto nº 5.450/2020. A ação acontece após a PMV fechar alguns estabelecimentos comerciais por descumprirem as medidas impostas pela normativa, na última semana.

A petição visa arrecadar duas mil assinaturas e, até o horário desta postagem, às 17 horas de segunda-feira, 24, mais de 1.700 pessoas já assinaram o documento, que será destinado ao prefeito Ângelo Chequer (PSDB). A alegação dos empresários é de que o rodízio de CPF não diminuiu a circulação de pessoas nas ruas e impede a sobrevida das empresas.

A petição destaca ainda que “por trás de cada CNPJ cancelado existem vários CPFs”, chamando atenção ao fato de que o fechamento de empresas está gerando desemprego. Além disso, destacam que os estabelecimentos estão operando com número de funcionários reduzidos, devido a vistoria realizada pela PMV.

O objetivo é dar fim ao sistema de CPF, mas, caso a PMV considere o pedido inviável, os empresários propõem que o rodízio passe a funcionar obedecendo os números finais pares e ímpares, possibilitando o aumento de vendas.

CAGED

Os empresários dão ênfase aos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que, de março a junho, registrou o encerramento de mais de 900 postos de trabalho formais no município. Na última sexta-feira, 21, foram divulgados os dados de julho, com geração de apenas 39 postos de trabalhos.

O desempenho completo de Viçosa e região estará disponível na edição impressa do Folha da Mata, na próxima quinta-feira, 27.

Link: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/luana_fontenelle_cancelamento_do_rodizio_de_cpfs/