CIDADE

Ordem na Silviano Brandão

Após reunião na terça-feira, autoridades, fiscais da PMV e policiais iniciaram a operação para coibir a violência, o tráfico de drogas e a prostituição na Praça central de Viçosa


Publicado em: 15/10/2014 às 08:23hs

Ordem na Silviano Brandão

Atendendo a denúncias de perturbação do sossego, uso de drogas e prostituição, policiais civis e militares, fiscais municipais e integrantes da Vigilância Sanitária bem como vereadores membros da Comissão Legislativa Permanente de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública, compareceram à pousada da travessa Dr. João Carlos Bello Lisboa, nº 38, centro de Viçosa, na tarde de ontem, quarta-feira, 15, para vistoriar o estabelecimento (antiga Pensão Popular), que foi interditada por não possuir alvará de funcionamento.

Reunião
No dia anterior à operação, aconteceu na Câmara dos Vereadores um encontro tratando do assunto, com a participação do promotor Gabriel Mendonça; do representante da 97ª Cia de Polícia Militar, tenente Leonardo José Campos; do vereador Paulo Roberto Cabral (PPS); do secretário Municipal de Fazenda, Luiz Carlos D´Antonino; da Fiscalização da Prefeitura; do Conselho Tutelar; do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); da Vigilância Sanitária; e dos comerciantes.
Inicialmente, Marilange Pinto Coelho, vereadora integrante da referida comissão de Direitos Humanos comentou sobre os problemas causados na praça Silviano Brandão, devido ao uso de drogas, prostituição, entre outros, que consequentemente, geram transtornos para os comerciantes localizados nas proximidades e também no centro. Paulo Cabral ressaltou a necessidade de revitalizar a Praça e também expôs a ideia de montar uma cabine da Polícia Militar no Calçadão, para que haja um policiamento efetivo. O promotor Gabriel concordou que a revitalização da Praça Silviano Brandão se faz necessária, “pois já é uma melhora da situação” e ainda salientou que na maioria dos casos de violência na cidade a droga é o principal motivo.
Os comerciantes pontuaram que são as mesmas pessoas que cometem os delitos, “muitos são presos e logo em seguida são soltos e voltam a praticarem novas infrações”. O tenente Leonardo mostrou os registros e fotos das pessoas que atuam no Centro e que tem passagem pela Polícia Militar e apontou as ações e prioridades de segurança pública para o município.
O secretário D´Antonino falou da importância de programar ações efetivas, “somente o olho vivo não é capaz de resolver a situação. Precisamos unir todos os entes e fazermos um planejamento para melhorar a condição da Praça Silviano Brandão e adjacências”.
Diversas ações foram amplamente debatidas e propostas, como: melhor aproveitamento e operacionalização do sistema “Olho Vivo”; aumento do policiamento ostensivo; analisar e planejar a criação da Guarda Municipal; atuação do Conselho Tutelar em identificar menores que comentem delitos na área central; e fiscalização da vigilância sanitária nos estabelecimentos localizados na Praça e imediações.
A ideia principal é pensar ações punitivas e preventivas de combate à prostituição, drogas e delitos de maneira geral, em parceria entre a Polícia Militar, Ministério Público, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Departamento de Fiscalização, Vigilância Sanitária, comerciantes e Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública da Câmara.