CIDADE

Mostra do Núcleo Arte e Dança “Um pouquinho da nossa história” estreia neste final de semana

Duas noites de “Diversidade em Dança”, pelo Youtube, na celebração dos 40 anos do Núcleo de Arte e Dança


Publicado em: 23/07/2021 às 16:21hs

Mostra do Núcleo Arte e Dança “Um pouquinho da nossa história” estreia neste final de semana
Foto: arquivo

Em comemoração aos seus 40 anos, o Núcleo de Arte e Dança realizará sua tradicional Mostra de dança - Diversidade em Dança, com o tema “Um pouquinho da nossa história” nos dias 24 e 25 de julho, às 18 horas, pelo canal no Youtube do Núcleo. O evento remeterá a momentos vividos ao longo destes anos de atividades. Lembranças de festivais e apresentações que marcaram esta história serão comentados por bailarinas solistas que vivenciaram os diversos espetáculos.

O evento que será apresentado de forma virtual, contará também com a participação de convidados que participaram de alguma forma destes momentos. Tudo permeado com os atuais alunos e bailarinos do Núcleo que na última semana gravaram suas participações e junto com os professores se dedicaram intensamente a esta realização.

O Núcleo de Arte e Dança trará convidados especiais de diversas localidades do país e também do exterior para este grande evento, que também contará com a participação de escolas e grupos premiados, além de trabalhos de ex alunos bailarinos e professores e convidados da região como: Balé Jovem de São Vicente (SP), Esquadrão de Dança (Formiga - MG), Soul Jazz Dance (Vitória - ES), Liu Moreira (Palmas -TO), Espacio Armonia (El Porto Santa Maria - Espanha), Studio de Dança Núcleo de Artes (Ponte Nova - MG), Oeste VII (Ubá - MG) e Espaço Cultural Xadrez (Conselheiro Lafaiete - MG).

Uma das participantes desta mostra virtual é Lorenza Leão, que atuou como bailarina do Núcleo de Arte e Dança e levou a palcos internacionais o nome de Viçosa na década de 1990, ela conta como foi essa experiência na sua vida: “Eu entrei para o Núcleo quando tinha sete anos e por muitotempo ‘morei’ lá. O Núcleo é um lugar que se tornou uma casa para mim. Pude participar de várias apresentações em mostras, festivais e outros eventos, recordo com um carinho especial do festival de 15 anos do Núcleo: O Quebra Nozes, onde participei como a Fada Açucarada. Foi um evento muito significativo para mim e mesmo com o passar de todos esses anos é uma alegria saber que fiz e faço parte desta linda história da arte”, conta.

O espetáculo contará com a participação de quase 250 bailarinos dos grupos artísticos de Viçosa e bailarinos do Núcleo, sendo: Centro Experimental de Artes - Prefeitura Municipal de Viçosa, Grupo Êxtase de Danças Clássicas, da Êxtase e Cia de Dança, Grupo Impacto e Os Atuais Viçosa.

Para Patrícia Lima, diretora Geral, montar este grande evento é um “sinal de resistência, de paixão e amor ao que fazemos e produzimos. Os anos passam e a vontade de trazer ao palco a alegria que a dança proporciona, não. A motivação e a felicidade que os participantes trazem para a cena, nos abastecem de energia para continuar e essa pequena retrospectiva nos faz refletir, sobre o papel da arte e o nosso papel na vida de muitos que aqui estão e que por aqui passaram, o que é uma enorme responsabilidade que aceitamos e não medimos esforços para fazer valer a pena”.

Lidiane Jacinto, diretora Artística, ressalta que essa longa história continuará sendo escrita: “Ao longo destes 40 anos nós já participamos de diversos concursos, festivais e mostras nacionais e internacionais, já ganhamos mais de 100 prêmios e inúmeras bolsas de estudos, tanto no Brasil quanto no exterior. Os nossos alunos são a energia que nos impulsiona a sempre continuar batalhando e a força jovem do Núcleo continuará escrevendo essa história!”.

O link da transmissão e a programação completa serão disponibilizados nas redes sociais do Núcleo de Arte e Dança. A Mostra Diversidade em Dança On-line será realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo, Núcleo de Arte e Dança e Instituto ASAS. Com o patrocínio de Roberto Andrade, SERJUS Anoreg - CORI MG, Metalsider, Amantino Supermercado, Haskell com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de Viçosa, Master Net e Jornal Folha da Mata.