CIDADE

Ministério da Saúde orienta grávidas sobre prevenção à Varíola do Macaco

Uso de máscaras e preservativos estão entre as recomendações da pasta


Publicado em: 02/08/2022 às 07:08hs

Ministério da Saúde orienta grávidas sobre prevenção à Varíola do Macaco

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 1, uma nota técnica com orientações para mulheres grávidas, lactantes e com bebês recém-nascidos prevenirem contra a Varíola do Macaco (Monkeypox).

De acordo com a nota, "considerando o rápido aumento do número de casos de Monkeypox no Brasil e no mundo, associado à transmissão por contato direto e, eventualmente, por via aérea", fica recomendado que as gestantes, puérperas e lactantes:

  • Mantenham uso de máscaras, principalmente em ambientes com indivíduos potencialmente contaminados com o vírus;
  • Afastem-se de pessoas que apresentem sintomas suspeitos como febre e lesões de pele-mucosa (erupção cutânea, que habitualmente afeta o rosto e as extremidades e evolui de máculas para pápulas, vesículas, pústulas e posteriormente crostas);
  • Usem preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal) uma vez que a transmissão pelo contato íntimo tem sido a mais frequente;
  • Estejam alertas para observar se sua parceria sexual apresenta alguma lesão na área genital e, se presente, não tenham contato;
  • Procurem assistência médica, caso apresentem algum sintoma suspeito, para que se estabeleça diagnóstico clínico e, eventualmente, laboratorial.

A nota também traz recomendações para o tratamento da doença. Se a grávida estiver assintomática após exposição ao vírus e o teste der negativo, o monitoramento é suspenso. Caso o teste dê positivo, deve ser feito um isolamento domiciliar por 21 dias.

Já para gestantes com sinais ou sintomas suspeitos da doença, em caso de teste negativo, o indicado é o isolamento domiciliar por 21 dias. Já no teste positivo, a indicação é a hospitalização da gestante nos casos moderados, graves e críticos.