CIDADE

Mais de 60% dos casos de Covid em Viçosa foram registrados em 2021

Em três meses, doença fez 5 vezes mais vítimas fatais do que todo o ano passado


Publicado em: 08/04/2021 às 14:00hs

Mais de 60% dos casos de Covid em Viçosa foram registrados em 2021
Foto: reprodução/Fiocruz

O ano de 2021 foi aguardado como o período “pós-pandemia”, em que a vida voltaria ao normal, principalmente após a vacinação em massa, prometida pelas autoridades federais de saúde para o primeiro semestre. Mas, o cenário em Viçosa mostra que a pandemia ainda está longe de acabar.

Nos três primeiros meses do ano, foram registrados cerca de 67% de todos os 5.048 casos positivos de Covid-19 do município desde o início da pandemia. Em 2020, foram 1.642 casos, somando desde a primeira confirmação, em 23 de abril, até o último dia do ano. A partir do dia 1º de janeiro de 2021, os números aumentaram consideravelmente e até hoje, são 3.406 confirmações de casos positivos.

casos-positivos-2021

TESTAGEM

Até o momento, foram aplicados 31.162 testes na população viçosense. O número corresponde a mais de um terço de toda a população local. Entretanto, o boletim oficial da Secretaria de Saúde considera o total de testes e não o de pessoas, uma vez que o mesmo indivíduo pode ter realizado mais de um teste para identificar a doença.

Após 3 meses de interrupção na realização de testes de PCR nos laboratórios da Universidade Federal de Viçosa (UFV), as equipes da universidade voltaram a analisar as amostras desde o dia 18 de março.

Até o final do mês de março, os seis laboratórios da UFV credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) já realizaram mais de 42.300 testes de PCR. Os municípios beneficiados com os testes fazem parte das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova, Manhuaçu e Patos de Minas, e a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.