CIDADE

Lote condenado da cerveja Belorizontina não é encontrado em Viçosa


Publicado em: 10/01/2020 às 01:34hs

Lote condenado da cerveja Belorizontina não é encontrado em Viçosa

O jornal Folha da Mata realizou levantamento em Viçosa para verificar quais estabelecimentos estão comercializando a cerveja artesanal Belorizontina, da cervejaria Backer. Apenas três supermercados permaneciam com o produto nas prateleiras na manhã desta sexta-feira, 10, e em nenhum deles foram encontradas cervejas correspondentes aos lotes L1 1348 e L2 1348, cuja investigação da Polícia Civil de Minas Gerais encontrou a substância tóxica dietilenoglicol, utilizada em serpentinas no processo de refrigeração de cervejas e que, segundo as primeiras investigações, pode ser a causa de contaminação de nove pacientes, que apresentaram “síndrome nefroneural”.

O produto, de outros lotes, está nas prateleiras do Supermercado Amantino e nas do Supermercado Escola, onde ninguém foi encontrado para falar do assunto até o momento.

O supermercado Mineirão, em Viçosa, já realizou a retirada do produto das prateleiras, mesmo com a numeração dos lotes comercializados não correspondendo aos investigados, por orientação da administração da franquia.

A Vigilância Sanitária de Viçosa aguarda uma portaria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que se manifestará quanto à necessidade de recolhimento dos produtos.

Contaminação em BH

Em Belo Horizonte, a análise foi feita em duas garrafas de cerveja encontradas nas residências de pacientes internados com sintomas de uma síndrome desconhecida.

A Backer, em nota, informou que a substância encontrada não faz parte do processo de produção da cerveja e que os lotes em questão foram recolhidos na residência dos consumidores e retirados de circulação.

Doença misteriosa

Nenhum caso da doença misteriosa foi registrado em Viçosa até o momento, conforme nota enviada à impressa pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta quinta-feira, 9.

Em Minas Gerais, já foram nove casos notificados à SES/MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), de pacientes que apresentaram sintomas gastrointestinais associados à insuficiência renal aguda grave, seguida de alterações neurológicas. Todos os pacientes do sexo masculino, com idade entre 23 e 76 anos.

A morte de um morador de Ubá, distante cerca de 60 km de Viçosa, foi confirmada na terça-feira, 7, em Juiz de Fora, onde o paciente estava internado. Também um caso foi descartado, devido ao paciente não apresentar os mesmos sintomas e ter doença renal prévia.

A SES/MG ainda não confirmou o que ocasionou o surgimento da “síndrome nefroneural”.