CIDADE

Jeane Doucas é a nova professora de teatro no Centro Experimental de Artes

Multiartista com experiência internacional leciona artes cênicas para turmas de jovens e adultos


Publicado em: 10/06/2022 às 15:15hs

Jeane Doucas é a nova professora de teatro no Centro Experimental de Artes

O Centro Experimental de Artes, projeto vinculado ao Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, tem nova professora de Teatro Juvenil. Em 2022, a oficina da modalidade já tradicional na instituição será lecionada pela renomada atriz e diretora Jeane Doucas.

Jeane é professora e multiartista com mais de 30 anos de carreira no teatro. Formada no Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Teatro pela Unirio, já se apresentou e realizou pesquisas na Alemanha, Espanha, Grécia, Japão e Argentina. Em seu currículo há mais de 30 peças teatrais montadas como atriz, diretora, figurinista e cenógrafa, além de trabalhos na televisão e participação em um longa-metragem, "Os Residentes", de Tiago Mata Machado. 

Há 13 anos a artista dirige o espaço “Casa da Mãe Jeane”, no bairro da Violeira, em Viçosa, onde leciona aulas de interpretação para cinema e teatro e de dança Butô, e agora expande seus ensinamentos para os alunos do Centro Experimental: “Para além do teatro, os alunos entrarão em contato com o universo das artes, com o que significa ser um artista atualmente e as implicações éticas do fazer artístico. O teatro, por ser uma arte do coletivo, demanda do artista, cooperação, tolerância e empatia, faculdades tão imprescindíveis nos dias de hoje”, declara Jeane.

Em 2022, o Centro Experimental de Artes oferece 60 vagas nas turmas da oficina de Teatro Juvenil para atender alunos de 12 a 17 anos, prioritariamente matriculados na rede pública de ensino. As aulas são gratuitas e acontecem na Estação Cultural Hervê Cordovil às terças e quintas-feiras, no período da manhã e à tarde.

Visando ampliar o público e a difusão das artes cênicas em Viçosa, também será aberta uma turma para maiores de 18 anos. Jovens e adultos interessados em participar das oficinas podem efetuar sua matrícula pelo formulário on-line de inscrição, disponível no site cultura.vicosa.mg.gov.br