CIDADE

Fim de semana tem “Reabolição” na Estação Cultural Hervê Cordovil

As atividades de sábado, 14, se iniciam às 14 horas e contam com uma palestra do professor José do Carmo


Publicado em: 13/05/2022 às 09:22hs

Fim de semana tem “Reabolição” na Estação Cultural Hervê Cordovil

A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, por meio dos Departamentos de Cultura e de Eventos, promove, nesta sexta-feira, 13, e neste sábado, 14, a primeira edição do evento “Reabolição”, que retrata a abolição da escravidão. 

De acordo com o chefe do Departamento de Cultura e organizador do evento, Marcelo Augusto, o objetivo do 1º “Reabolição” é utilizar a data de assinatura da Lei Áurea para redefinir a ideia da abolição, que, segundo ele, não aconteceu em sua totalidade. 

A programação do 1º “Reabolição” começa na noite de sexta-feira, 13, a partir das 19 horas, com a abertura oficial do evento e o solo de dança “A Sensibilidade do Homem Forte”, do bailarino Felipe Gonzaga. 

Já as atividades de sábado, 14, se iniciam às 14 horas e contam com uma palestra do professor José do Carmo sobre os movimentos libertários dos povos africanos; oficina e bate-papo com Letícia Afonso sobre “Vissungos”, cantos ancestrais; exposição e explanação do “Cenário Favela produzida com papelão: Nôxa Alvarenga” de Celso Moretti; e uma roda de conversa com a temática “Caminhos para a Reabolição” com os três convidados. 

A noite do dia 14 incluirá, ainda, o resultado do concurso de fotografias “Onde Está a Reabolição?” promovido pela Secretaria; um show com Arthur Vinih, cantor e compositor mineiro que aborda em suas músicas os direitos, a cultura e a resistência do povo negro; e um Baile Black, com o DJ Pedro Paiva, para encerrar as atividades com discotecagem de black music em discos de vinil.

Durante toda a programação de sábado, o evento também trará uma feirinha com afroempreendedores de Viçosa e região, visando potencializar o trabalho dos artistas presentes e fortalecendo o “black money”, movimento que destaca a relevância de investir na comunidade negra.

O 1º “Reabolição” acontecerá na Estação Cultural Hervé Cordovil, com entrada gratuita. Os interessados em participar da oficina de cantos ancestrais devem se inscrever previamente por meio de um formulário on-line, disponível no endereço:https://bit.ly/3l36TRa.