CIDADE

Fapemig apresenta projetos a serem iniciados em 2021

Dentre as ações, a fundação oferece bolsas de pesquisa a estudantes de nível superior


Publicado em: 14/01/2021 às 16:00hs

Fapemig apresenta projetos a serem iniciados em 2021
Foto: Sistema Mineiro de Inovação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) apresentou detalhes dos projetos que terão continuidade ou que ainda serão implantados em 2021. Os projetos serão voltados ao contexto de pandemia e pós-pandemia e contará com o apoio de outros setores da sociedade para desenvolver as ações.    

Como primeira ação já programada, a Fapemig irá desenvolver Redes de Pesquisa e Inovação para Soluções Educacionais no Contexto da Pandemia e Pós-Pandemia de Covid-19. Também em 2021, será lançada uma iniciativa para criação de empreendimentos inovadores, chamado “Programa Centelha 2”.

O assessor técnico de Ciência e Inovação, Rafael Pessoa, confirmou que haverá uma “Chamada de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs), engrenagens fundamentais do sistema para realizar a interação entre universidade e empresas, assim como a possibilidade do lançamento da segunda edição da Chamada Tríplice Hélice, que busca ligar empresas a produtos tecnológicos, a fim de tirá-los das prateleiras da universidade”.

OUTRAS CHAMADAS

Além dos novos projetos, a Fapemig informou que a Chamada de Demanda Universal e o Programa de apoio à iniciação científica e tecnológica (PIBIC), que concede bolsas de estudos a alunos da graduação, continuará vigorando, assim como o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG), que oferece bolsas de mestrado e doutorado.

O assessor afirmou que a Fapemig vai iniciar o pagamento dos projetos aprovados em 2017 e 2018, bem como o Programa Pesquisador Mineiro (PPM) aprovado no primeiro semestre deste ano. 

Além disso, existe a possibilidade de retomada do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), destinado aos órgãos estaduais que executam pesquisa.