CIDADE

Faleceu Euro Parrique

Euro Vaz de Mello escrivão e poeta


Publicado em: 03/08/2022 às 08:48hs

Faleceu Euro Parrique

Euro Vaz de Mello, o Euro Parrique, faleceu no fim da tarde desta terça-feira, 02. Seu corpo está sendo velado na Capela do Hospital São João Batista e o sepultamento será nesta quarta-feira, às 9h.

                Filho do escrivão José da Costa Val, que foi prefeito de Viçosa entre 1950 e 1954, e de Maria Mayer Vaz de Mello nasceu em Viçosa-MG em 11/09/1935. Segundo filho de uma família de sete irmãos, passou sua infância ao lado de amigos que brincavam na antiga Rua do Comércio, hoje Rua Benjamim Araújo.

                Fascinado com a roça, desde os 15 anos já lidava com o gado e aprendeu a domar cavalos. Estudou até a 4ª série no Ginásio de Viçosa, onde funciona hoje o Lojão das Fábricas e frequentou o curso de técnico agrícola na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), atual UFV.

                 Até o final dos anos 50, quando ingressou como escrivão no fórum de Viçosa, viajou tocando boiada e chegou a trabalhar no garimpo em Januária no Norte de Minas. No fórum, prestou serviço por um período de 42 anos, quando se aposentou e retornou à roça que sempre foi a sua grande paixão.

                Poeta de grande talento e declamador de estilo inconfundível, Euro Parrique, rebatizado no Rio de Janeiro como Ouro Parrique, por muito tempo viajou com o Grupo Cheiro de Relva declamando seus poemas e com a Cia de Rodeio Rancho Alegre, narrando rodeio e divulgando a cultura caipira.