CIDADE

Exames urgentes de cateterismo serão feitos no HSJB

Prefeitos do CISMIV aprovam convênio com o hospital viçosense


Publicado em: 22/07/2021 às 17:12hs

Exames urgentes de cateterismo serão feitos no HSJB
Foto: arquivo

Pacientes cardíacos da microrregião internados em Viçosa e diagnosticados com suspeita de síndrome coronariana (bloqueio repentino de uma artéria e interrompimento do fornecimento de sangue para o coração) não precisarão mais ser transferidos às pressas para Ponte Nova. O procedimento para identificar e reverter o problema, chamado de cateterismo cardíaco, será feito dentro do Hospital São João Batista (HSJB) a partir do próximo mês.

A novidade foi anunciada nas redes sociais do HSJB nesta semana. A instituição comemora a assinatura de um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV). Os prefeitos dos 10 municípios consorciados aprovaram, no último dia 16, a assinatura do convênio que vai garantir repasses de recursos ao hospital para a realização do exame de cateterismo.

O vice-presidente da Fundação Assistencial Viçosense - instituiçãomantenedora do hospital -, Lacyr de Andrade, disse que o convênio éuma vitória para a hemodinâmica do hospital e para toda a população da microrregião. A secretária executiva do CISMIV, Andréa Lopes da Silva Gonçalves, também comemorou, mas destacou que o convênio ainda não foi assinado. “Estamos terminando de levantar a demanda para estimar os custos e definindo a cota de participação de cada município”, informou.

O Folha da Mata apurou que nem todos os pacientes cardíacos terão acesso ao procedimento em Viçosa. Isso porque o convênio não prevê o atendimento dos chamados “exames eletivos”, que são demandas de pacientes considerados leves. Apenas os pacientes internados farão o procedimento no HSJB. As demandas colhidas pela Atenção Primária continuarão sendo encaminhadas para Ponte Nova.

O trâmite é feito pela Regulação da Secretaria de Saúde.

CATETERISMO

O procedimento consiste na introdução de um catéter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço, ou da perna, até o coração. Este tipo de procedimento pode ser indicado tanto para o diagnóstico de alguns problemas cardíacos, como para o tratamento do infarto, pois examina o interior dos vasos sanguíneos e do coração, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura ou lesões nestas regiões.