CIDADE

Estúdios de personal training e eventos drive-in já estão liberados


Publicado em: 24/07/2020 às 10:28hs

Estúdios de personal training e eventos drive-in já estão liberados

O Coes/Viçosa (Centro de Operações de Emergência em Saúde), em reunião na manhã desta terça-feira, 21, opinou pela liberação do funcionamento de estúdios de personal training, de atendimento individualizado. A sugestão foi oficializada pelo Decreto 5.517/2020 assinado, nesta quinta-feira, 23, pelo prefeito Ângelo Chequer (PSDB) e obriga os interessados a observarem as obrigações e diretrizes sanitárias previstas no documento.
As academias pela cidade, inclusive as instaladas em clubes, estarão autorizadas a funcionar, desde que adaptem seus espaços físicos à semelhança dos estúdios de personal training, garantindo atendimento somente individualizado aos clientes do estabelecimento.
O educador físico que se interessar vai precisar preencher um formulário no site da PMV (Prefeitura Municipal de Viçosa), que também é válido como termo de responsabilidade.
Os estabelecimentos que forem autorizados poderão funcionar das 6 às 20 horas, todos os dias da semana.
Atividades de luta corporal não estão autorizadas neste primeiro momento, bem como o atendimento a clientes dos grupos de risco.
Para o prefeito Ângelo Chequer, o decreto está em sintonia com as recentes medidas de saúde pública adotadas no município: "estamos falando de bem-estar e cuidado. A atividade física é muito importante e, com as normas estabelecidas pelos especialistas e pelos próprios profissionais da área, vai ser possível oferecer o serviço de maneira segura".

Drive-in
Outro decreto assinado pelo prefeito Ângelo Chequer é o de número 5.518/2020 que estabelece normas técnica e sanitária destinadas a regulamentar o funcionamento de eventos “drive-in”. Já estão autorizados a funcionar, após vistoria e aprovação formal da prefeitura o Espaço Aberto de Eventos da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e o Espaço Trigoleve, no bairro Cidade Nova.
No Espaço Trigo Leve a proposta da empresa está baseada nos atuais modelos de drive-in, já utilizados na Europa e em algumas cidades brasileiras, mas adaptados conforme as normas sanitárias exigidas atualmente pelo Município de Viçosa.
Restaurantes
e lanchonetes
O prefeito Ângelo Chequer acenou para a reabertura de restaurantes e lanchonetes, em Viçosa. Ele informou que as reivindicações dos empresários serão avaliadas nessa quinta-feira, 23, pelo Conselho Técnico do COES/Viçosa (Centro de Operações de Emergência em Saúde), já que a Abrasel Serras de Minas (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), separou a pauta de reivindicações dos bares da pauta dos restaurantes e lanchonetes, e os dois setores estão sendo analisados separadamente. O prefeito salientou que a abertura de bares não deverá ocorrer tão cedo.
Outro ponto da pauta da reunião dessa quinta-feira, diz respeito aos atendimentos religiosos individualizados ou para grupos familiares. É consenso no Centro de Operações de Emergência em Saúde que o tema merece ser apreciado também, mas a forma como isso se dará vai depender da avaliação do Conselho Técnico e do próprio prefeito Ângelo Chequer.
(Decretos na íntegra nas páginas 14 e 16).

 

 

Decreto Academia:

Decreto Drive-in: