CIDADE

Estado confirma 70% das doses de vacinas contra Covid para grupos etários

O redirecionamento na distribuição dos imunizantes será feito após imunização do grupo de professores em Minas


Publicado em: 09/06/2021 às 16:41hs

Estado confirma 70% das doses de vacinas contra Covid para grupos etários
Foto: Fábio Marchetto/ SES-MG

Em coletiva de imprensa feita na terça-feira, 8, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, afirmou que haverá mudança na distribuição de doses da vacina contra Covid-19 após a conclusão da vacinação de professores. Assim, 70% das vacinas contra o coronavírus serão destinadas aos grupos etários e 30% para grupos prioritários. 

Fábio também anunciou o recebimento de mais de 4 milhões de doses para o mês de junho e será considerada a maior remessa em um mês desde o início da vacinação em Minas. Além disso, está prevista a chegada de vacinas da Janssen em julho que requer aplicação de apenas uma dose. 

"Há uma expectativa que essa semana haja uma deliberação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) para que assim que vencer o grupo prioritario de professores 70% das vacinas sejam destinadas aos grupos por idade. Então há uma expectativa de aceleração da vacinação no Estado", explica Fábio. 

VACINAS PARA GESTANTES 

Segundo o secretário, a vacinação de gestantes terá um avanço, já que as vacinas da Pfizer serão entregues a todos os municípios, e não só à capital, como acontece atualmente.

"A Pfizer vai ser entregue a todos os municípios do Estado. É uma vacina importante hoje principalmente para o grupo de gestantes, porque como não estamos recebendo Coronavac e a AstraZeneca é contraindicada para a vacinação de gestantes, a Pfizer é importante para atingir o grupo de gestantes e puérperas", afirma.