CIDADE

Corpo de Bombeiros da UFV - 36 anos de serviços prestados a Viçosa e região


Publicado em: 31/12/2014 às 12:30hs

Corpo de Bombeiros da UFV - 36 anos de serviços prestados a Viçosa e região

Fundado em 16 de maio de 1979 pelo capitão de Bombeiros Militar Antônio Ramos de Oliveira Sobrinho e pelo coronel José Ferreira Aguiar, o Corpo de Bombeiros da UFV (Universidade Federal de Viçosa) em 2015 completa 36 anos de serviços prestados a Viçosa e cidades vizinhas.
Nessas mais de três décadas prestaram relevantes serviços comunitários sempre com muito empenho e sacrifício pessoal no enfretamento de todo tipo de situações em que foram chamados a atuar no socorro ao meio ambiente ou à vida do cidadão em perigo. Nesse mister, não será exagero afirmar que eles salvaram muitas vidas.
O grupo iniciou seus trabalhos contando com uma equipe de 28 encarregados, que por todos esses anos, batalharam arduamente, não só exercendo a sua real função, de atender as necessidades do campus da UFV, mas, também, em virtude de não existir um Corpo de Bombeiros Militar na cidade, trabalham também atendendo a cidade de Viçosa e região (Pedra do Anta, Canaã, Araponga, Teixeiras, Porto Firme, Ponte Nova, São Miguel do Anta, Visconde do Rio Branco, São Geraldo, Coimbra, Senador Firmino, Ervália, entre outras).
Hoje o quadro é composto por 21 bombeiros, que mencionam emocionados os nomes dos que já faleceram – Nelson Antônio Amâncio e Niwton José Valente. Estão na ativa, Abel Fernandes da Cunha, Antônio Carlos Carvalho, Cláudio Orlando de Freitas, Clério Lopes Milagres, Dídimo Valente Teixeira, Euler Iglesias, Francisco Carlos dos Santos, Frederico Poleto, Geraldo Custódio da Silva, João Bosco Lopes da Mota, João José Quintão Lana, José Antônio Batista Adriano, José Cláudio Mendes, José da Silva Rodrigues, José Geraldo Soares, José Hilário de Paula Pinto, José Souza Cardoso, José Tarcísio de Oliveira, Júlio César Santos Mendonça, Vicente Benedito Santana, Wilson Gonçalves de Lima.
O grupo tem diversas funções a serem desenvolvidas, relacionadas à segurança e à proteção da vida do cidadão contra todos os tipos de sinistros, que vão desde incêndios, queimadas, ameaça velada ou iminente de animais raivosos ou peçonhentos, atendimento em casos de acidentes com vítimas, seja de trânsito, desabamentos, afogamento, até ocorrência de vazamento de gases em geral, incineração de produtos; visitas de inspeção nas repartições e depósitos de risco, retirada de enxame de abelhas, serviço de apoio estudantil e muitos outros de prevenção à segurança do meio ambiente e do cidadão, de característica mais simples, mas que exige atendimento de pessoal treinado.
Além disso, também são convocados a dar apoio a estudantes na realização de trabalhos de pesquisa na Universidade.

Trabalho continua
Mesmo com a chegada do Corpo de Bombeiros Militar em Viçosa, há menos de 40 dias, os Bombeiros da UFV revelam que já foram solicitados nove vezes para trabalhar em parceria, na maioria das vezes na missão de salvar vidas em acidentes graves que ocorreram nas redondezas nesses últimos dias.
Em conversa com os chefes encarregados de turma do Corpo de Bombeiros, Júlio César Santos Mendonça e José Cláudio Mendes, eles afirmaram que o trabalho durante todos esses ano foi árduo, mas realizado com muita determinação. A própria UFV demanda um número grande de atendimentos e, de acordo com Júlio César, “os estudantes, principalmente os que moram nos alojamentos, acabam sendo adotados por nós. Eu mesmo em diversas oportunidades já acompanhei alunos aos hospitais e para não deixá-los sozinhos no alojamento, acabei levando-os para minha casa”.
Mesmo com toda a demanda de serviços a serem prestados na UFV, os Bombeiros continuam à disposição para trabalharem em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa, colaborando ainda mais com a população de toda região, que comemora a vinda dos militares.
A sede dos Bombeiros da UFV fica na própria Universidade e sua estrutura é composta por duas ambulâncias, um caminhão pipa, duas Saveiros, carro para transporte de material de resgate, uma Ranger para coleta de resíduo químico e uma moto.