CIDADE

Comissão Permanente da Cidadania é nomeada em Viçosa


Publicado em: 09/11/2017 às 04:00hs

Comissão Permanente da Cidadania é nomeada em Viçosa

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV deu posse à Comissão Permanente da Promoção da Cidadania do Município de Viçosa. Composta por diferentes representações da sociedade civil e instituições de ensino superior, bem como autoridades policiais e órgãos governamentais, a Comissão tem como objetivo criar e fortalecer estratégias para promoção da cidadania no município.
Consta que o grupo empossado já vinha se reunindo desde o início deste ano, a partir de uma demanda do Grupo de Escoteiros de Viçosa (GEV30). Já nos primeiros encontros foram definidas algumas iniciativas e ações referentes ao tema. Além disto, com base nas diferentes representações-membros, foram discutidos eixos de trabalho da comissão, tais como segurança pública, criança e adolescente, família, inclusão e acessibilidade, trânsito e mobilidade, arte e cultura, dentre outros.
A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários da UFV a Prefeitura Municipal de Viçosa apoiou a articulação do grupo de trabalho e, por meio da portaria municipal de número 610/2017, instituiu oficialmente a Comissão Permanente de Promoção da Cidadania do Município de Viçosa. Na oportunidade, o prefeito Ângelo Chequer parabenizou todas as instituições envolvidas, em especial o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, um dos responsáveis pela articulação e composição da referida Comissão. Para o prefeito, “essa comissão certamente irá agregar inúmeras contribuições no fomento de politicas públicas para o município de Viçosa”.
Já para o presidente do CMDPD, Israel Rosa da Silva, a articulação é de suma importância para a consolidação das ações propostas por diferentes segmentos: “uma vez reunidos com uma equipe multidisciplinar, a elaboração e a efetivação das politicas públicas que se tornam cada vez mais viáveis”, avalia.
Fazem parte da comissão representantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Viçosa (COMAD); do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD); do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); e do Conselho Comunitário de Segurança Publica de Viçosa (CONSEP). Além destas, integram-se à Comissão as seguintes pastas do Executivo: a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esporte e ainda a Câmara Municipal de Viçosa, as Polícias Militar e Civil, além de diversos departamentos da UFV.