CIDADE

Coleta Seletiva ainda é tímida na maioria dos bairros de Viçosa

O serviço foi ampliado em outubro de 2021, após reorganização das rotas e reestruturação da parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e as associações de catadores


Publicado em: 27/01/2022 às 07:30hs

Coleta Seletiva ainda é tímida na maioria dos bairros de Viçosa

Moradores de 26 bairros de Viçosa já contam com o serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis. O serviço foi ampliado em outubro de 2021, após reorganização das rotas e reestruturação da parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e as associações de catadores.

O serviço é realizado, desde 2018, pelos membros das associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT) e Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (Acamare). Naquele ano, como resultado da mobilização do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, as duas entidades foram contratadas pelo Saae para prestarem o serviço de mobilização, coleta, triagem, prensagem e venda dos materiais recicláveis do município.

A coleta dos resíduos sólidos recicláveis é realizada pelos próprios catadores, em caminhões cedidos pelo Saae. Os bairros foram divididos entre as associações e cada uma é responsável por um conjunto de rotas. No quadro no final da matéria é possível visualizar os dias e horários em que cada região é atendida.

Atualmente, 35 famílias são beneficiadas com a venda dos recicláveis separados em Viçosa. Na Acamare, são 18 colaboradores associados e, na ACAT, 17. A presidente da ACAT, Eni dos Anjos Brandão Nicácio, contou que a venda dos recicláveis é a única ou a principal renda de todas as famílias envolvidas no trabalho associação: “a gente tem contrato com o Saae, que repassa um pequeno valor para a entidade, mas a maior parte da renda vem da venda do material, principalmente papelão, e esse é o nosso único trabalho, não temos outro emprego”, relatou Eni.

As associações mantêm páginas no instagram e divulgam atualizações sobre a coleta. Os perfis são @acatvicosa e @acamarevicosa. Já as publicações do Fórum Municipal Lixo e Cidadania podem ser acompanhadas na página facebook.com/fmlcVicosa ou no instagram do Projeto Interação (@interacaoprojeto).

rotas