CIDADE

Caminhão compactador de lixo despeja chorume pela cidade


Publicado em: 28/11/2014 às 09:30hs

Caminhão compactador de lixo despeja chorume pela cidade

Ao que tudo indica, o Saae de Viçosa precisa fazer, urgentemente, uma revisão nos caminhões compactadores que operam na coleta de lixo na cidade.    

Na rua Dr. Milton Bandeira, um desses caminhões (foto) foi flagrado pelo fotógrafo do Folha da Mata, na manhã desta quinta-feira, 27, deixando escapar uma “bica de chorume” sobre o asfalto no momento em que realizava uma coletava .  

Segundo normas ambientais divulgadas pelo próprio Saae, caminhões com compactadores utilizado na coleta de lixo devem ter, obrigatoriamente, um compartimento ou tanque anexado à caçamba (ou container) para coletar o chorume ou líquido resultando da prensagem do material orgânico coletado.    
No entanto, parece que o caminhão coletor-compactador da foto acima não dispõe desse tanque coletor. E o resultado é que a cada prensagem do material orgânico em coleta, esse o fétido líquido escorre para o chão no local da prensagem e costuma continuar escorrendo por longos trechos do trajeto do caminhão.
O ruim disso é que o chorume, além de exalar intenso mau cheiro que incomoda as pessoas, é um potencial veículo de transmissão de doenças. É também um poluidor ambiental, principalmente quando atinge os cursos d’água.