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Bilhete Único entra em operação na próxima segunda-feira, 8

Usuários terão 30 minutos para embarcar no segundo ônibus que fizer integração, sem pagar outra tarifa, desde que use o cartão de transporte


Publicado em: 05/08/2022 às 10:25hs

Bilhete Único entra em operação na próxima segunda-feira, 8

A partir da próxima segunda-feira, 8, os usuários do transporte coletivo que precisam utilizar dois ônibus para chegarem ao destino final vão pagar apenas uma passagem. O sistema de Bilhete Único está sendo testado desde o início de julho pela Viação União e será liberado para todos os usuários que utilizam o cartão magnético, seja de uso particular ou empresarial. 

O Bilhete Único é um benefício que permite ao usuário do serviço de transporte público utilizar duas linhas consecutivamente, pagando apenas uma passagem, sem passar em terminal algum. A integração é feita através do cartão magnético.

De acordo com a Viação União, o serviço vai funcionar assim: o usuário embarca no ônibus, passa o cartão na roleta, e automaticamente será validada a passagem para a próxima viagem dentre os destinos integrados. Assim que desembarcar no primeiro ônibus, o usuário terá um tempo limite de 30 minutos para realizar a integração e embarcar em outro. Segundo a empresa, os 30 minutos serão contados a partir da previsão de chegada ao ponto final da linha, ou seja, os usuários que desembarcarem antes do ponto final terão tempo extra.

A empresa alerta que, para utilizar o benefício, é necessário possuir o cartão magnético, ou seja, não haverá integração para pagantes em dinheiro. O cartão pode ser adquirido no guichê da empresa no Terminal Rodoviário ou na sede, localizada na rua José Lustosa, nº 500, Distrito de Silvestre. A concessionária também informou que não será integrado o usuário que tentar retornar para sua origem. Estudantes que possuem vale-transporte escolar não poderão fazer a integração, pois, segundo a empresa, os itinerários já são definidos para realizar o embarque e desembarque de alunos na porta das escolas.

Para saber qual linha integra com qual, o usuário poderá consultar o site da empresa (www.viacaouniao.com.br), onde foi disponibilizada uma tabela.

 

ACORDO COM A PREFEITURA

De acordo com a concessionária, a implementação do Bilhete Único faz parte do cumprimento de mais uma cláusula dentre aquelas que foram definidas em virtude da renovação do contrato, ocorrida em julho de 2020, quando foi assinado o termo aditivo para renovação da concessão por mais 15 anos, condicionada à apresentação de um plano de trabalho e um cronograma para o cumprimento de exigências acrescidas ao contrato.

O plano de trabalho foi entregue ainda na gestão passada e estabelece prazos para a implementação de diversas melhorias, dentre elas, a criação de um sistema de bilhete único para a integração de linhas que se complementam.

O gerente geral da Viação União, Sérgio Cordeiro, explicou que esse ponto do plano de trabalho só não foi implementado antes porque alguns prazos foram congelados em virtude da pandemia: “Em março deste ano, com o fim da emergência em saúde pública, esse prazo voltou a contar e agora temos até agosto para colocar o sistema em funcionamento”, explicou o gerente, que ressaltou também algumas metas cumpridas antes da pandemia, como a implantação de rastreamento nos ônibus e a oferta de um aplicativo para os usuários acompanharem os trajetos dos ônibus em tempo real.