CIDADE

Aposentados e pensionistas da UFV que não realizaram a prova de vida podem ter pagamentos suspensos

Comprovação é obrigatória e serve para evitar pagamentos indevidos ou fraudes.


Publicado em: 10/09/2021 às 14:50hs

Aposentados e pensionistas da UFV que não realizaram a prova de vida podem ter pagamentos suspensos
Foto: divulgação/UFV

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PGP) da Universidade Federal de Viçosa emitiu um comunicado para servidores aposentados e pensionistas da instituição. De acordo com a PGP, mais de mil pessoas ainda não realizaram a prova de vida em 2021 e, por isso, podem ter os pagamentos suspensos.

A prova de vida é uma atualização de cadastro de benefícios para evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser feita até o dia 30 de setembro, na instituição bancária onde os benefícios são recebidos ou pelo aplicativo SouGov.br.

A UFV reforça que a exigência da prova de vida consta em instrução normativa do governo federal e vale para os aposentados e beneficiários de pensão que não realizaram a checagem em 2020 e em 2021, enquanto a obrigatoriedade esteve suspensa. Em caso de doença grave ou de impossibilidade de locomoção, que exija permanência domiciliar, o beneficiário ou seu representante legal ou voluntário poderá solicitar à PGP o agendamento de uma visita técnica mediante apresentação de atestado ou laudo que comprove a impossibilidade do comparecimento para fins de comprovação de vida.

Os contatos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFV estão disponíveis AQUI.