CIDADE

Apac de Viçosa terá nova sede, na Colônia


Publicado em: 13/07/2020 às 16:00hs

Apac de Viçosa terá nova sede, na Colônia

A Apac de Viçosa (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) deve receber recursos financeiros do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para a construção de uma nova sede. O compromisso de enviar recursos foi firmado pelo desembargador Luiz Carlos Rezende e Santos, do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), durante reunião realizada com os juízes Rodrigo Eustáquio Favato Ferreira e Daniele Viana da Silva, do Fórum de Viçosa e o promotor Gustavo Sousa Franco, que já esteve lotado na comarca do município.
A presidente da Apac de Viçosa, Rosilda Pires Ferreira Martins, informou que a expectativa é de que a nova sede seja ampla e equipada, possibilitando que a metodologia utilizada seja oferecida a 120 recuperandos, divididos em três regimes de cumprimento de pena. Atualmente, na sede, que funciona há 16 anos na rua Dr. Brito, nº 380, centro, 44 pessoas cumprem pena e participam de oficinas de marcenaria, horta, padaria e ainda têm a oportunidade de concluir o Ensino Médio.
Ainda não há previsão de quando cerca de R$ 3 milhões serão enviados e, enquanto isso, a PMV (Prefeitura Municipal de Viçosa) doou o terreno para a construção da nova sede, e a terraplanagem da área localizada na região rural da Colônia Vaz de Melo (MG-482), já foi realizada. O local ficará ao lado do Centro de Zoonoses que atenderá animais de pequeno porte no município.

AÇÕES
A Apac de Viçosa possui uma rotina de atividades diária, que se inicia às 6 horas e termina às 22 horas. Rosilda Martins explica que os condenados trabalham, estudam e se profissionalizam durante a estadia na instituição. Desde o início da pandemia da Covid-19, os recuperandos estão empenhados na confecção de máscaras, que foram doadas ao Hospital São João Batista, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Polícias Civil e Militar, além de setores da PMV.