CIDADE

Ações da campanha Novembro Azul são realizadas em Viçosa

Homens tiveram acesso à informações sobre a prevenção do câncer de próstata e puderam realizar exames.


Publicado em: 24/11/2021 às 16:54hs

Ações da campanha Novembro Azul são realizadas em Viçosa
Foto: divulgação/PMV

Cerca de 40 homens acima dos 45 anos participaram de um evento na Unidade Básica de Saúde do distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha). O encontro foi uma ação realizada como parte da campanha de conscientização do Novembro Azul.

Por meio de atividades  educativas sobre o câncer de próstata, foram realizadas: aferições de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, atualização de cartões de vacinas e dados pessoais do E-SUS (aplicativo do governo federal), solicitações para a realização de testes de Antígeno Prostático Específico (Prostate-Specific Antigens-PSA)  para rastreamento de patologias na próstata.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de mais de 65 mil novos casos da doença a cada ano em todo o país. Só em Minas Gerais, a previsão é de que mais de 6.400 homens desenvolvam o tumor.

Em Viçosa, no ano passado, 80 homens no município receberam algum tipo de diagnóstico de câncer, sendo que 10 casos eram de tumor maligno na próstata. Os dados são do Painel Oncologia, do sistema Datasus do Ministério da Saúde.