CIDADE

40ª edição do festival do Núcleo de Arte e Dança estreia no fim de semana

Espetáculo “De volta a Alhures” terá transmissão ao vivo na internet


Publicado em: 03/12/2021 às 15:56hs

40ª edição do festival do Núcleo de Arte e Dança estreia no fim de semana

Fadas, elfos, duendes, aranhas, morcegos e outros seres místicos e da natureza estarão no palco do Espaço Fernando Sabino no próximo sábado e domingo, 04 e 05, no Festival “De volta a Alhures”. O espetáculo marca a comemoração dos 40 anos do Núcleo de Arte e Dança e o público poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo no Youtube, a partir das 19 horas.

O mundo místico de “Alhures” foi um espetáculo apresentado em 1987, na 7a edição do Festival do Núcleo e volta aos palcos em 2021, no momento em que o mundo passa por um momento de necessária atenção à natureza, ao meio ambiente e, principalmente, à maneira com que os seres humanos lidam com os outros seres vivos e com a grandiosidade do universo.

Patrícia Lima ressalta que “De volta a Alhures” traz a essência de um espetáculo que fez história na trajetória do Núcleo, e a momentos muitos felizes da escola, dos bailarinos, dos alunos e do público viçosense. “O espetáculo agora é colocado em cena de uma forma atual com linguagens próprias deste tempo, a mesma magia e uma mensagem que nos alerta sobre nossas escolhas”.

Cerca de 120 bailarinos darão vida ao enredo criado por Patrícia Lima, que remete a batalha inevitável do bem contra o mal que faz parte das relações humanas. Participam do espetáculo alunos do Núcleo de Arte e Dança, bailarinos do Grupo Êxtase de Danças Clássicas, Os Atuais, Centro Experimental de Artes da PMV, dos projetos socioculturais: Voar -Instituto ASAS- e Passos para um Futuro, além de bailarinos convidados.

O bailarino Pablo Garcia fará sua estreia no Festival. Ele já se apresentou como convidado em outras ocasiões na Mostra Diversidade em Dança em 2016 e 2019, e conta que a experiência de trabalhar junto ao Núcleo de Arte e Dança é engrandecedora para a sua evolução profissional e pessoal.

“É um prazer participar de mais uma superprodução do Núcleo. Por aqui é tudo sempre muito bem feito pela Patrícia e toda a equipe. Quando vim a Viçosa pela primeira vez, eu tinha 15 anos. Trabalhei um tempo com o Muniz e me agregou muito e atualmente estou trabalhando com a Lidiane que é uma excelente profissional. Voltar agora como bailarino profissional da Cia de Dança Palácio das Artes é gratificante e faremos um belo Festival”.

O 40º Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Ministério do Turismo, Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS. Com o patrocínio master da CBMM e patrocínio de CORI MG, Amantino Supermercado, Metalsider, Casa da Lavoura e Haskell numa promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura DAC UFV , e apoio cultural Jornal Folha da Mata, 95 FM e da Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa - PMV .