CIDADE

3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa recebe novos equipamentos

Autoridades participaram da entrega dos equipamentos, na sede do Corpo de Bombeiros de Viçosa


Publicado em: 10/09/2021 às 17:50hs

3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa recebe novos equipamentos
Foto: arquivo

Os bombeiros do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa receberam novos equipamentos autônomos de proteção respiratória, adquiridos com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Roberto Andrade (Avante), no valor de 82 mil reais. A entrega aconteceu no último sábado, 4, na sede da corporação, com a presença do deputado; do prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato e do reitor da UFV, Demetrius David da Silva.

O comandante da 2º Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Ubá, Capitão Guilarducci, que está hierarquicamente acima do pelotão de Viçosa, participou do encontro. Estes equipamentos garantem a proteção dos militares contra a inalação de contaminantes gerados por agentes químicos como poeiras, névoas, fumos, gases, vapores e são usados em caso de deficiência de oxigênio.

Para o Tenente Daniel William Simião Bridi, comandante do 3º Pelotão de Viçosa, os equipamentos vão contribuir de forma significativa no combate a incêndios de grandes proporções: “Esses novos protetores respiratórios são mais modernos do que o que tínhamos aqui e possuem valor bem elevado. Não conseguiríamos adquirir por conta própria, por isso agradecemos a destinação dada pelo deputado”.

Segundo o Tenente Bridi, foram entregues 3 equipamentos, cada um composto por um cilindro original e outro de reserva, ou seja, 6 cilindros de oxigênio. O equipamento é resistente a altas temperaturas e possui um sensor que emite um alerta sonoro em caso de desmaio do bombeiro combatente, permitindo seu resgate. “Cada cilindro dura em média de 15 a 25 minutos e, a depender da proporção do incêndio, cada combatente chega a utilizar dois cilindros, por isso é necessário o equipamento reserva”, explica o comandante.

De acordo com o gabinete do deputado Roberto Andrade, durante o processo de compra houve uma economia de 6 mil reais e, após autorização enviada pelo deputado, o pelotão pôde adquirir também cinco pares de luvas de incêndio. “A chegada destes equipamentos garante mais segurança aos bombeiros e a sociedade. Este cuidado é importante pois nossos militares se arriscam cotidianamente para salvar vidas e precisam estar devidamente equipados”, salientou o deputado Roberto Andrade.

O 3º Pelotão BM de Viçosa é subordinado à 3º Companhia de Ubá, que por sua vez está sob o comando da 4ª RISP, com sede em Juiz de Fora. A área de atuação do 3º Pelotão é composta pelos municípios de Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Ervália, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, Presidente Bernardes, São Geraldo, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa.