CIDADE

OS 40 FEIJÕES

Dionísio Ladeira


Publicado em: 15/07/2022 às 13:54hs

...

Pai de muitos filhos - César, Zequinha, João, Rita, Mariquinha, Nhonhô, Serafim, Quinzinho, Zezé, Antônio, Walter, Dodoque, Zizi e Penha -, Juca Jacintho ainda adotou o afilhado Juquinha Raul, que formou um trio infernal com os dois mais velhos, César e Zequinha, a ponto de a minha tia-avó, Calu - irmã do meu avô materno - ter promovido a procissão da penitência morro da Coelhaacima com o afilhado e os enteados tendo de subi-lo com 40 caroços de feijão dentro do borzeguim.

Repetia a Calu, isto é, a Carolina, filha de Seraphim Dias Sant’Anna - e Maria José Gouveia - prima primeira do Juca Jacintho e sua segunda esposa:  “São os 40 dias da preparação para a Páscoa!”

Era de dar pena ver a cara do Juquinha Raul, com uma quaresma de feijão maltratando-lhe os pés! Coitado do César: terno completo, gravata borboleta e o castigo do folguedo debaixo dos pés! Apenas Zequinha - passo firme - parecia limitar-se às consequências da subida íngreme.

Você vai vituperar:

- Penitência para outros cumprirem!

Uai! Eram eles que haviam aprontado naquele entrudo da passagem do século XIX para o século XX...

♫Ó abre alas

Que eu quero passar

Eu sou da Lira

Não posso negar.♫

Daí ter feito muito bem a Tia Calu em exigir que os endiabrados fossem ali dandá com os 40 feijões...

Você já pensou o que é subir um morro daquele, tendo no calçado 40 caroços de feijão?!

E por que “apenas Zequinha - passo firme - parecia limitar-se às consequências da subida íngreme”?!

É que o futuro sucessor do pai como maestro da Lyra de Santa Rita se valera de uma lacuna na penitência da minha ancestral tia, ao não especificar o estado do feijão.

O astuto Zequinha optou pelo feijão cozido...