CÂMARA

Vereador Tistu se reúne com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Reunião foi uma iniciativa do grupo de familiares de pessoas com Espectro Autista


Publicado em: 21/07/2022 às 15:46hs

Vereador Tistu se reúne com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Foto: Foto: Divulgação/CMV

Aconteceu na última sexta-feira, 15, uma reunião na Câmara Municipal de Viçosa com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para discutir assuntos relacionados à realidade dos seus filhos e apresentar demandas a representantes do poder Executivo e LegislativoParticiparam da reunião o Vereador Rogério Fontes (Tistu) e a  servidora Alessandra de Souza Cassemiro, Fiscal de Obras e Postura da Secretaria Municipal de Fazenda.

 

Entre as reivindicações apresentadas, a falta de terapeuta ocupacional, psicólogo e médico psiquiatra foram trazidas em pauta. Além da ausência de carro específico para buscar as crianças para escola e outras necessidades de interesse tanto para as crianças, quanto para as mães.

O Vereador Rogério Fontes afirmou que, cumprindo a função do Legislativo, vai organizar todas as solicitações e encaminhá-las ao Executivo, para que providências sejam tomadas. Além disso, ele tem a expectativa de requerer, após o recesso parlamentar, uma Audiência Pública para discutir o tema.

"Farei a solicitação assim que voltar do recesso, para que possamos colocar na mesa de discussão o Executivo Municipal, a Promotoria, o Conselho Tutelar, especialistas da área e todos que possam agregar para a construção de políticas públicas que de fato atendam essas pessoas da forma como elas merecem. Pela falta de estrutura para atendimento a essa especificidade é provável que tenhamos, no município, várias crianças, adolescentes e adultos que não têm o laudo porque, no sistema de saúde, não há profissionais prontos para fazer esse diagnóstico e os tratamentos, assim não conhecemos nem sequer o tamanho dessa demanda", disse Rogério.