CÂMARA

Projeto de Lei aprovado: Rua da Conceição pertence ao bairro de Fátima

Projeto de Lei que altera zoneamento de ruas é aprovado na Câmara Municipal


Publicado em: 18/12/2020 às 14:38hs

Projeto de Lei aprovado: Rua da Conceição pertence ao bairro de Fátima

A Rua da Conceição e a avenida Altamiro Saraiva pertencem ao bairro de Fátima, esta foi a conclusão da Câmara Municipal de Viçosa que aprovou o Projeto de Lei - PL 056/2020, do vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão-Avante).  A aprovação aconteceu no último dia 8, e a modificação só foi possível porque o PL alterou o Anexo V da Lei 1.420/2020, que trata do zoneamento de logradouros públicos no Município de Viçosa.

No mês de maio, a pedido dos moradores, um questionário foi aplicado perguntando a qual bairro pertencem a Rua da Conceição e a avenida Altamiro Saraiva. Conforme o vereador, o levantamento indicou que dos 116 moradores (46 mulheres e 70 homens), 1% não soube responder, 5% disseram ser o bairro Bom Jesus; 22% ao bairro Conceição de onde, atualmente, por lei, os logradouros pertencem - e 72% disseram ser o bairro de Fátima. 

Os pesquisadores questionaram ainda a qual bairro os moradores gostariam que os logradouros pertencessem. 4% manifestaram preferência pelo bairro Bom Jesus, 20% gostariam de pertencer ao bairro Conceição, e 76% preferiram o bairro de Fátima.

Os resultados foram avalizados pelo Iplam (Instituto de Planejamento e Meio Ambiente) e serviram de base para a formulação do projeto de lei que tratou do novo zoneamento da rua da Conceição e da avenida Altamiro Saraiva, agora, oficialmente, pertencentes ao bairro de Fátima.

Milton Bandeira não é centro 

Os moradores e comerciantes da rua Dr. Milton Bandeira ficaram de fora do questionamento, já que quase todos gostariam que o citado logradouro voltasse a ser denominado como parte do centro de Viçosa, devido a sua proximidade com a praça Silviano Brandão. Há alguns anos, a via de comércio deixou de fazer parte do centro e passou a pertencer ao bairro Vereda do Bosque, o que gerou estranheza e trouxe confusão para muitos, que acabam não conseguindo identificar corretamente o logradouro.