CÂMARA

Iniciada a movimentação para a Presidência da CMV


Publicado em: 10/11/2018 às 11:00hs

Iniciada a movimentação para a Presidência da CMV

Conforme previsto em Regimento interno, a Câmara Municipal de Viçosa tem até o próximo mês de dezembro para eleger sua mesa diretora para o biênio 2019-2020. A eleição será realizada pelo voto aberto o que, de acordo com os vereadores, confere maior transparência nas ações do Poder Legislativo.
De acordo com o Regimento Interno, para ser eleito ao cargo disputado os candidatos devem obter maioria absoluta dos votos, ou seja, oito. Nos bastidores da Casa, para o cargo de presidente, dois nomes são dados como certos para a disputa da eleição: o do atual vice-presidente, Helder Evangelista, Cherinho (PTC), e do atual segundo-secretário, Antônio Elias Cardoso, Tuin (PTB). Fala-se ainda nos nomes da vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) e Ildelmino da Silva, Professor Idelmino (PCdoB).
O vereador Helder Evangelista tem como certos os apoios do atual presidente, Carlitos Alves dos Santos, Meio Kilo (PSDB); Geraldo Luís Andrade, Geraldão (PTB); Joaquim Tristão (PTC); Wallace Arlindo Calderano (PSB) e Raimundo Guimarães (PSDB).
Já Antônio Elias deve contar com os votos dos vereadores Professor Ildemino (caso não concorra); Sávio José (PT); Sérgio Aloísio da Silva, Sérgio Construtor (PSDC); Ronildo Antônio Ferreira, DJ Rony (PSC); Paulo Sérgio da Silva, Toti (PRTB); Brenda Santunioni (caso não concorra); Edenilson José de Oliveira (PMDB) e Arlindo Antônio de Oliveira Carneiro, Montanha (PSDB).
Se for de acordo com essa projeção, Tuin será eleito pela maioria absoluta dos votos, mas o fiel da balança podem ser as escolhas dos vereadores Brenda e Geraldão. Os dois serão assediados pelos candidatos, pois se acredita que os seus votos definirão o pleito. Mas, essa linha de raciocínio somente vale para as duas candidaturas que se avizinham.