CÂMARA

CPI da ETE/Barrinha inicia os trabalhos

Após nomeação, vereadores realizaram primeira reunião para investigar irregularidades na obra da Estação de Tratamento de Esgoto


Publicado em: 14/05/2021 às 10:00hs

CPI da ETE/Barrinha inicia os trabalhos
Membros da CPI devem realizar reuniões semanais para apurar atos do poder público municipal, que vão de 2011 a 2021, podendo retroceder a 2008. Foto: Folha da Mata

Após suspeitas de que não iria sair do papel, os vereadores confirmaram a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades na construção da ETE/Barrinha. Durante a reunião ordinária da última terça-feira, 11, os cinco membros da comissão foram nomeados.

O presidente será o vereador Daniel Cabral (PCdoB), que propôs o requerimento. O regimento interno da Câmara define o total de vagas e a divisão de participantes, que se dá pela porcentagem partidária ou pelos chamados “blocos”. Duas vagas foram divididas entre os vereadores do PSDB, DEM, Avante e Cidadania, que compuseram a coligação “Sou mais Viçosa” no último pleito. Marcos Fialho (DEM) e Gilberto Brandão (Avante) integram a equipe. As outras duas vagas foram sorteadas entre PT, PSL e PSD, que não integraram chapas coletivas nas eleições. Após sorteio, foram nomeados Professor Bartô (PT) e Rogério Fontes “Tistu” (PSL).

A primeira reunião da CPI foi realizada na tarde de quarta-feira. Os membros definiram Marcos Fialho como relator, que será responsável por elaborar parecer sobre as questões tratadas pela comissão. Os próximos encontros acontecerão toda segunda-feira, às 16h. Na próxima semana, será apresentado um cronograma de ações com os próximos passos da comissão.

De acordo com o presidente da CPI da ETE/Barrinha, Daniel Cabral, o início dos trabalhos será marcado por uma “reconstrução histórica da obra”, para convocar os envolvidos em todas as etapas do processo, desde o início do planejamento da ETE até hoje, para prestarem esclarecimentos. A intenção da CPI é resgatar documentos sobre os valores da obra junto à agência regional da Caixa Econômica, em Juiz de Fora.

O vereador aproveitou a reunião para esclarecer que chegou a fazer contato com a Caixa Econômica para confirmar que a abertura do inquérito não impediria a movimentação financeira junto ao banco. E também rebateu a informação de que a CPI pretende privatizar a autarquia, o que classificou como “fake news”.