CÂMARA

Campanha da Fraternidade 2021 prega diálogo e critica a "negação da ciência" durante a pandemia

Tema ainda aborda a violência contra a população LGBTIQ+; em Viçosa, lançamento será na quinta, 18.


Publicado em: 17/02/2021 às 13:00hs

Campanha da Fraternidade 2021 prega diálogo e critica a "negação da ciência" durante a pandemia
Foto: reprodução internet

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2021, com o tema: "Fraternidade e diálogo: um compromisso de amor". O texto que explica a escolha do tema, elaborado pela CNBB, faz críticas à "negação da ciência" durante a pandemia do novo coronavírus, bem como a atuação do governo federal no combate à doença e as igrejas que desrespeitaram o distanciamento social. O lema da edição é: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

A campanha ainda volta as atenções para o que chama de "cultura da violência" contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTIQ+, citando dados recentes de assassinatos de pessoas trans no Brasil e os riscos do fundamentalismo religioso que prejudica o diálogo entre a sociedade.

Sobre a pandemia, o texto da campanha condena discursos negacionistas, que minimizam os efeitos da pandemia e as mortes causadas pelo vírus. As aglomerações causadas por igrejas que permaneceram abertas de forma irregular durante a pandemia também foram alvo de críticas.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA EM VIÇOSA

Em Viçosa, a Campanha da Fraternidade 2021 será lançada em evento promovido com apoio da Câmara Municipal, por intermédio do vereador Professor Batrô (PT). A cerimônia acontece nesta quinta-feira, 18, às 19h30, na Câmara, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do legislativo.

A Campanha da Fraternidade é realizada em todo o país pela Igreja Católica desde os anos 60, em parceria com instituições cristãs. Os temas são escolhidos para promover a reflexão dos fiéis. O texto é escrito pelos membros do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), e tem o aval da CNBB.

cfe-2021Cartaz da Campanha da Fraternidade 2021