BRASIL

UFV e Viçosa marcam presença em lista da Forbes com as 100 mulheres brasileiras mais poderosas do Agro

Nomes estão ligados à produção de alimentos, política, agroecologia e gestão


Publicado em: 22/10/2021 às 16:54hs

UFV e Viçosa marcam presença em lista da Forbes com as 100 mulheres brasileiras mais poderosas do Agro
Foto: arquivo

A revista Forbes – uma das mais renomadas do mundo da área de negócios e economia – divulgou a lista das 100 mulheres mais poderosas do Agronegócio no país. Entre os nomes, estão oito pessoas* que possuem vínculos diretos com Viçosa e, principalmente, com a formação acadêmica obtida na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

É a primeira vez que a revista lança a lista temática, voltada para pessoas que impactam a produção agrícola e o desenvolvimento das ações no campo. De acordo com a Forbes, as selecionadas representam um movimento de mudança na zona rural: “o objetivo é homenagear as demais mulheres que atuam no agronegócio – mesmo que o trabalho seja realizado a partir das cidades”. Confira a lista atualizada, em ordem alfabética:

agro-100-mulheres-do-agro-ana-carolina-gomes-15out21-divulgacao

Ana Carolina Gomes

A egressa do curso de Agronegócio, do Departamento de Economia Rural da UFV,  Ana Carolina Gomes, também é citada como uma das mulheres mais influentes da área. Ela é a coordenadora do Programa "Café + Forte", iniciativa foi criada em 2016 pela FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais). Sua missão é ajudar os agricultores a gerenciarem melhor as propriedades, por meio de transferência de tecnologias.

agro-100-mulheres-do-agro-henriette-monteiro-cordeiro-de-azeredo-14out21-research-gate-reproducao-1536x1044

Henriette Monteiro Cordeiro de Azeredo

Henriette Monteiro Cordeiro de Azeredo é formada em Engenharia de Alimentos pela UFV, em 1995 e, atualmente, é pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, unidade localizada em Fortaleza (CE). Coordena projetos em linha com as demandas do consumo atual, que passa pelo desenvolvimento de filmes e revestimentos biodegradáveis e comestíveis e no uso de nanoestruturas em materiais de embalagem.

fabiana

Fabiana Purri Ferreira Alves

A diretora executiva da Corporate Clients, do Rural Banking - Rabobank Brasil, Fabiana Purri Ferreira Alves, é mais um nome de destaque com formação pela UFV. Agrônoma, ela é especialista em finanças para o agronegócio e trabalha desde 2007 na instituição de raízes corporativas especializada em finanças para o campo.

elizabeth-cardoso

Elizabeth Cardoso

Uma das mulheres citadas na lista, é a agrônoma do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, (CTA-ZM), Elisabeth Cardoso. Ela coordena o Grupo de Trabalho de Mulheres da ANA (Articulação Nacional de Agroecologia) e é apontada como um dos principais nomes na luta contra as desigualdades sofridas por mulheres da agricultura familiar ou de outros movimentos agroecológicos. Também é militante na Marcha Mundial de Mulheres, criada em 2002.

elizabeth-fernandes

Elizabeth Fernandes

A pesquisadora Elizabeth Nogueira Fernandes é outra mulher da lista da Forbes que possui formação na UFV, em Engenharia Florestal. Ela posse em setembro deste ano do cargo de chefe geral da Embrapa Gado de Leite, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Juiz de Fora. Ela é a primeira mulher a chefiar a unidade criada em 1976.

elizabeth-fonte-pb

Elizabeth Fontes

Outro forte nome na lista é a engenheira de alimentos, Elizabeth Pacheco Batista Fontes, que ocupou o cargo de diretora científica da Fundação Arthur Bernardes de apoio à UFV (Funarbe). Suas pesquisas, segundo a Forbes, a colocam em posição de vanguarda em mecanismo de defesa das plantas que contribuem para a melhoria dos cultivos, entre eles uma sinalização antiviral inédita no mundo. Atualmente, a professora foi apontada como uma das que mais orienta trabalhos acadêmicos de mestrado e doutorado.

tereza-cristina

Tereza Cristina

A ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, formou-se em agronomia na UFV, em 1978, e trabalhou por dez anos na propriedade da família, em Mato Grosso do Sul, antes de iniciar sua vida política. Ela está à frente da pasta do governo federal desde 2019 e, no fim de agosto, esteve em Viçosa para participar da inauguração de um moderno laboratório no campus da universidade.

vanessa-sabioni

Vanessa Sabioni

Fecha a lista a mineira Vanessa Sabioni, engenheira agrônoma e mestre em fitopatologia pela UFV. Além das pesquisas acadêmicas, em 2017, criou o portal “Agromulher”, um espaço de debates, eventos digitais e exposição de conteúdos relacionados à presença feminina no setor.

Acesse a lista completa CLICANDO AQUI.

*atualização em 25/10, às 16h. Inicialmente, o Folha da Mata havia citado 5 nomes. Entretanto, após colaboração de leitores nas redes sociais, a reportagem foi devidamente atualizada.