BRASIL

Sisu 2021 abre inscrições nesta terça

UFV reforça comunicados sobre inscrições de candidatos interessados em concorrer às vagas em 67 cursos da instituição


Publicado em: 05/04/2021 às 18:15hs

Sisu 2021 abre inscrições nesta terça
Foto: arquivo

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021 começam nesta terça-feira, 6, e se encerram na sexta-feira, 9. Dentre as instituições de ensino superior em todo o páis, os candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, poderão concorrer a vagas disponibilizadas nos 67 cursos oferecidos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para este ano, a UFV disponibilizará 3.210 vagas em seus três campi, sendo 2.260 no campus Viçosa, 400 em Florestal e 550 em Rio Paranaíba. 

O Sisu é a única forma de ingresso na UFV. A seleção e a classificação dos candidatos para os cursos de graduação da UFV no primeiro semestre letivo de 2021 é feita de acordo com a nota obtida no Enem e pelos critérios do edital disponível no site dos processos seletivos da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade. Conforme o calendário divulgado pelo MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta no dia 13 de abril, no endereço sisu.mec.gov.br.

MATRÍCULAS NA UFV

Em seguida, entrará em vigor o cronograma de matrícula das instituições inscritas no Sisu. Exclusivamente na pandemia, a UFV realizará suas matrículas de forma on-line nos dias 15 a 17 de abril, conforme informações cedidas pela Pró-Reitoria. A UFV reforça que perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar a sua matrícula nas datas previstas no cronograma.

Além disso, foi informado que os candidatos não selecionados em primeira chamada deverão manifestar interesse no próprio site do Sisu, de 13 a 19 de abril. A segunda chamada será realizada de acordo com a lista de espera gerada pelo Sisu e, as posteriores, conforme a lista de espera da UFV.

passo-a-passo-ufvArte: Divulgação UFV

MODALIDADE

Quanto à modalidade, ficará sob responsabilidade dos candidatos a sinalização para concorrência de vagas de ampla concorrência ou por vagas reservadas, que deverá ser realizada no ato de inscrição no Sisu. Por isso, a UFV ressalta a importância da leitura cuidadosa do edital, que indica cada uma das nove modalidades e os esclarecimentos sobre o procedimento de heteroidentificação, apuração de deficiência, vagas para estudantes de escolas públicas e comprovação de renda

Mais informações a respeito dos documentos para matrículas, formulários, vagas reservadas e pontuação do último matriculado na edição do Sisu do ano anterior, podem ser acessadas no site www.pse.ufv.br.