BRASIL

Roberto D’arte em mais uma produção literária

Belle de Sá, Roberto D’arte, Sheyla Alencar e Luiz Henrique Moraes, parte da equipe organizadora do livro, posaram para a foto de Leila Ribeiro


Publicado em: 21/01/2022 às 17:15hs

Roberto D’arte em mais uma produção literária

José Roberto Duarte Moraes, de nome artístico Roberto D’arte, compõe a equipe que lançou na última sexta-feira, 14,o livro Boa Nova: 100 Imagens, 100 Anos.

Roberto D’arte atuou na produção de textos e pesquisa histórica da obra que é alusiva ao centenário da cidade baiana de Boa Nova, que chegou aos 100 anos de emancipação político-administrativa, completados em 6 de agosto de 2021.

O livro é um resgate fotográfico feito a partir de uma seleção entre cerca de 1.500 fotos antigas obtidas com várias famílias da cidade. Os livros impressos estão sendo distribuídos gratuitamente para bibliotecas de escolas e para a comunidade em geral, havendo ainda uma versão digital.

Natural de Boa Nova e radicado em Viçosa, Roberto mantém forte vínculo com Boa Nova, principalmente através do jornal educativo-cultural Gamboa, que edita voluntariamente, há 21 anos.

O jornal, que tem perfis no Facebook e Instagram, é mantido pela ONG Instituto Adroaldo Moraes (IAM), que leva o nome do pai de Roberto.

Entre outras realizações, o IAM mantém uma sala de leitura com biblioteca própria (aberta à comunidade), realiza oficinas culturais e foi responsável pelo recém-lançado livro “BOA NOVA: 100 Imagens, 100 Anos.

SOBRE ROBERTO D’ARTE

Baiano de Boa Nova, reside em Viçosa há mais de 25 anos, tendo recebido em 2018 da Câmara Municipal o título de Cidadão Viçosense. É graduado em Filosofia e pós-graduado em Psicopedagogia. Atua profissionalmente há mais de 15 anos como professor da FDV (Faculdade de Viçosa) e há mais de 8 anos na Esedrat (Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres).

Na área de comunicação foi revisor de texto durante dois anos (1990 e 1991) do jornal diário Tribuna da Bahia; por mais de duas décadas foi repórter, redator e editor de Cultura no jornal semanal Tribuna Livre de Viçosa, no qual publicou cerca de 600 textos autorais; foi repórter e redator por um ano do jornal diário Tribuna Impressa (Araraquara-SP); e é autor do livro Cinéfilo (2018, editora Cajuína).

Na condição de trabalho voluntário, é redator, revisor e editor da publicação educativo-cultural Jornal Gamboa há mais de 21 anos e desde 2018 atua como conselheiro titular da cadeira de Literatura, Bibliotecas e Museus do Conselho Municipal de Política Cultural de Viçosa.