BRASIL

Renegociação de dívidas facilitada durante o mês de março

Mutirão nacional facilita negociar dívidas em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis.


Publicado em: 08/03/2022 às 17:07hs

Renegociação de dívidas facilitada durante o mês de março
Foto: reprodução

Durante o mês de março, acontece o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira por meio da plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br. Neste período, poderão ser negociadas dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis.

O mutirão acontece de forma virtual e, para participar, o consumidor deve realizar o seu cadastro no site. Nesse momento, ele terá que fazer o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de negociação de dívidas.

Ao preencher o registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus números de telefones e e-mail para contato. Esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado este prazo, o consumidor terá 20 dias para avaliar o retorno dado.

O Procon de Viçosa está atento ao mutirão. O diretor, Celso Alves, destaca que “muitos consumidores que estão em débito se sentem constrangidos com a situação, agravada pelos desdobramentos sociais e financeiros decorrentes da pandemia. Por isso, acredita-se que esse mutirão virtual possa incentivar a negociação dos débitos”.

Para fazer a negociação das dívidas, basta o consumidor acesse:

> SITE
> APLICATIVO CELULAR

2ebedbcd-b0ce-a0bc-8c7a-aeeb0dbbab1a