BRASIL

Provas do Enem serão aplicadas neste domingo em Viçosa

Mesmo com manifestações pedindo cancelamento do exame, mais de 7.800 inscritos em Viçosa farão a prova na UFV e colégios particulares da cidade


Publicado em: 15/01/2021 às 14:37hs

Provas do Enem serão aplicadas neste domingo em Viçosa
Foto: Arquivo

Em meio às manifestações pedindo o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou que o primeiro dia de prova acontecerá neste domingo, 17, na versão impressa.

O pedido de adiamento do Enem foi feito pela Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF), no último dia 7. No entanto, na terça-feira, 12, a Justiça Federal, em São Paulo, negou a solicitação e estabeleceu que se o município apresentar eventual restrição de mobilidade ou entrar em “lockdown”, caberá às autoridades sanitárias locais comunicar o Inep para reaplicação das provas.

Na região, apenas os municípios de Viçosa, Ubá, Ponte Nova e Ervália sediarão a aplicação do Enem, dessa forma, os candidatos de municípios menores deverão se deslocar até uma destas cidades para a realização da prova. Em Viçosa, são 7.812 inscritos; Ubá, 3.822 candidatos; Ponte Nova, 3.920 inscritos; e Ervália, conta com 709 candidatos.

A UFV informou que os exames irão acontecer em todas as salas do PVA, PVB, Coluni e na Escola Estadual Effie Rolfs. Na cidade, as provas serão nos Colégios Anglo, Carmo e Equipe; no Centro Educacional Dr. Januário Andrade Fontes e na Univiçosa/Esuv. O segundo dia de provas do Enem, na versão impressa, acontecerá no próximo dia 24. Já a versão digital do exame deverá ser realizada dia 31 deste mês e no dia 7 de fevereiro, porém, a modalidade não será aplicada no município. Já os resultados das provas devem ser divulgados pelo Inep no dia 29 de março.

Confira o pronunciamento da Secretária de Educação de Viçosa, Marli Franco, sobre a aplicação da prova no município:

 

O Enem conta com 180 questões de Linguagens e códigos; Ciências humanas; Ciências da natureza; e Matemática. Além disso, o candidato deve produzir uma redação com até 30 linhas. Nos dias dos exames impressos, os candidatos deverão apresentar o cartão de confirmação, documento com foto e levar caneta preta.

Devido à pandemia, o Inep informou que será obrigatório a utilização da máscara de proteção durante todo o exame. Além disso, quem estiver com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa poderá solicitar a reaplicação das provas para o dia 23 e 24 de fevereiro. A solicitação deve ser feita na página do participante e na Central de Atendimento do Inep (0800 616161).

O Enem é utilizado como forma de acesso à educação superior através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), adotado pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) e o Prouni (Programa Universidade para Todos) adotado pelas faculdades particulares do município. Na UFV, os novos alunos deverão iniciar o primeiro semestre letivo de 2021 somente em agosto.

A edição do Enem de 2020 deveria acontecer nos dias 1º e 8 de novembro, e a digital, em 22 e 29 daquele mês. No entanto, foi adiada devido à pandemia e a nova data só foi definida após consulta aos candidatos inscritos.

COLUNI

A UFV também divulgou a relação de candidatos inscritos que irão realizar o exame de seleção do CAp – Coluni (Colégio de Aplicação Universitário) para ingressar na 1ª série do Ensino Médio. No total, são 150 vagas disponíveis e 1.698 candidatos inscritos, ou seja, são 11,32 candidatos por vaga.

As provas serão aplicadas no dia 21 de fevereiro, das 8 às 13 horas, e os candidatos deverão responder questões objetivas de português, matemática, inglês, ciências, geografia e história, além da prova discursiva de redação.