COVID-19

Vacinação de adolescentes sem comorbidade será suspensa em Viçosa

Cidade vai seguir orientação do Ministério da Saúde


Publicado em: 16/09/2021 às 10:22hs

Vacinação de adolescentes sem comorbidade será suspensa em Viçosa

A vacinação de adolescentes sem comorbidade será suspensa em Viçosa e todas as cidades vinculadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova. A suspensão obedece orientação do Ministério da Saúde, que voltou atrás em relação à liberação da vacina para adolescentes de 12 a 17 anos.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, vinculada à pasta nacional da saúde, divulgou na manhã desta quinta-feira, 16, a Nota Informativa nº 01/2021. O documento revisa a recomendação para imunização contra Covid-19 em adolescentes, restringindo o seu emprego somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem comorbidades, deficiência permanente, ou que estejam privados de liberdade.

O Ministério da Saúde informou, ainda, que revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.

Ao Folha da Mata, a SRS de Ponte Nova informou que alertou a todas as secretarias de Saúde das cidades da região sobre a necessidade de suspensão imediada da medida. Algumas cidades já haviam iniciado a aplicação da primeira dose nesse público, como Raul Soares e Ponte Nova. A SRS vai promover uma reunião online, na tarde de hoje, para instruir os gestores municipais.

Em Viçosa, a campanha ainda não havia chegado nos adolescentes, mas a prefeitura já havia iniciado o cadastro espontâneo dessa população. O Folha da Mata solicitou o número de adolescentes cadastrados até o momento e aguarda retorno.

CRONOGRAMA EM VIÇOSA

Prestes a completar a imunização da população geral em Viçosa, o Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde, atualizou o cronograma de vacinação contra a Covid-19, informando a aplicação de 1ª dose no Espaço Multiuso da UFV (Universidade Federal de Viçosa) para jovens com 18 anos completos. Além deles, os adolescentes de 12 a 17 anos dos grupos prioritários serão vacinados nesta semana, bem como as gestantes e puérperas.

Quinta-feira, 16, das 13h30 às 16h, serão vacinadas as mulheres de 18 anos completos. No mesmo horário poderão receber a 1ª dose as gestantes e puérperas, que apresentarem a indicação médica autorizando a receber a vacina (Pfizer ou Coronavac), conforme Nota Técnica Nº2/2021 – SECOVID/GAB/SECOVID/MS). Todas as mulheres devem apresentar o CPF, cartão do SUS atualizado e o comprovante de residência em Viçosa.

Sexta-feira, de 8h30 às 11h, serão vacinados os homens de 18 anos completos. Eles deverão apresentar CPF, cartão do SUS atualizado e o comprovante de residência em Viçosa.

Ainda na sexta-feira, das 13h30 às 16h, serão vacinados os adolescentes de 12 a 17 anos dos grupos: deficiência permanente; comorbidades; e gestantes e puérperas. Todos deverão levar original e cópia dos documentos solicitados no cadastro conforme seu grupo.

O Setor de Imunizações salienta que no horário designado para os adolescentes de 12 a 17 anos, dos grupos prioritários, não haverá vacinação de pessoas com mais de 18 anos.

Para ser vacinada, a pessoa não pode ter recebido nenhum tipo de vacina nos últimos 14 dias. Se tiver testado positivo para a Covid-19, terá que aguardar 30 dias, a contar do primeiro dia de sintoma, para ser vacinado.