COVID-19

Queda no número de mortes por Covid-19 em Viçosa comprova eficácia da vacinação

Gráfico elaborado pelo Folha da Mata com base em registros oficiais mostra queda no número de óbitos a partir do segundo semestre de 2021


Publicado em: 06/01/2022 às 15:21hs

Queda no número de mortes por Covid-19 em Viçosa comprova eficácia da vacinação
Foto: Folha da Mata

Apesar dos avanços da variante Ômicron e o aumento do número de novos casos positivos em Viçosa, o número de vítimas fatais para a Covid-19 segue em baixa nos últimos quatro meses.

No mesmo período, a campanha de vacinação avançava na aplicação da segunda dose. No gráfico elaborado pelo Folha da Mata, a curva de óbitos começa a cair à medida em que mais doses passaram a ser distribuídas.

Cabe ressaltar que, a partir do segundo semestre do ano, as medidas de restrição foram mais flexibilizadas, com a retomada econômica mais intensa, incluindo a realização de eventos, por exemplo. E foi também quando boa parte da população tomou a segunda dose do imunizante. Ou seja, graças ao avanço da vacinação, o número de casos positivos mais graves - que podem levar à morte - foram controlados.

Em abril, o pico de mortes, com 30 registros. Naquela época, apenas 6,5% da população estava com as duas doses. Já em setembro, quando nenhum viçosense morreu em função da doença, quase metade dos habitantes do município havia tomado a 2ª dose.

De acordo com o vacinômetro da Prefeitura de Viçosa, 68.225 pessoas tomaram a primeira dose, o que corresponde a 85,37% da população estimada pelo IBGE. Já em relação ao esquema vacinal completo – 2ª dose ou dose única – o número chega a 64.820 habitantes.

Outras 12.754 doses foram distribuídas como reforço ou adicional, para públicos específicos contemplados no Plano Nacional de Imunizações.