COVID-19

Postos de saúde dos bairros assumem vacinação contra Covid-19

Usuário deve procurar unidade de referência de seu bairro e agendar a aplicação da dose, assim como já ocorre com outras vacinas


Publicado em: 17/06/2022 às 10:52hs

Postos de saúde dos bairros assumem vacinação contra Covid-19

Desde a última segunda-feira, 13, a vacinação contra a Covid-19 acontece nos postos de saúde dos bairros (UBS) e as doses são aplicadas somente mediante agendamento. A mudança, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Viçosa, ocorre em cumprimento aos preceitos da Atenção Básica no país.

A SMS explica que a pessoa deve entrar em contato com a unidade de referência para agendar o dia e horário de sua vacinação. Esse contato pode ser via telefone ou presencial (algumas unidades optaram somente pela forma presencial). No dia do agendamento, o usuário precisa ter em mãos o cartão de vacinas com as doses da Covid-19 já recebidas, CPF ou cartão do SUS. No dia da vacinação, esses mesmos documentos devem ser apresentados, assim como o comprovante de residência.

 

QUEM PODE SE VACINAR?

A aplicação das doses continuará ocorrendo de acordo com os critérios de prioridade. As convocações continuarão ocorrendo por meio do site da prefeitura, redes sociais e imprensa local.

De acordo com a última atualização do esquema vacinal contra a Covid-19, neste momento estão sendo vacinadas as pessoas com 50 anos ou mais com o segundo reforço (4ª dose); os trabalhadores da saúde com o segundo reforço (4ª dose); os adolescentes de 12 a 17 anos com o primeiro reforço (3ª dose); e as pessoas com imunossupressão com a segundo reforço (4ª dose).

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, as pessoas maiores de 18 anos que ainda não receberam o reforço (3ª dose) também devem agendar sua vacinação em sua UBS de referência. A pasta lembra que o intervalo mínimo para receber a dose de reforço é de quatro meses após a última dose.

 

VACINÔMETRO

Em Viçosa, já são 73.692 pessoas vacinadas com a primeira dose. Desse total, 67.820 homens e mulheres já receberam as duas doses do imunológico. Além disso, outras 1.889 pessoas foram vacinadas com dose única. No município, 49.003 pessoas já receberam a terceira dose de reforço, 6.794 a quarta dose de reforço e 361 imunossuprimidos receberam a dose adicional.

De acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população viçosense é de 79.910 pessoas. Desse total, 92,21% já receberam a 1ª dose do imunológico contra o Coronavírus. Os números apontam, também, para um percentual de 87,23% de pessoas que já tomaram a 2ª dose da vacina e aquelas que foram vacinadas com dose única do imunizante, perfazendo um total de 69.709 pessoas.