COVID-19

População de Viçosa faz filas em unidades de saúde em busca de testes de Covid-19

Secretaria de Saúde iniciou serviço de orientações por telefone


Publicado em: 18/01/2022 às 16:01hs

População de Viçosa faz filas em unidades de saúde em busca de testes de Covid-19
Foto: reprodução

Um registro feito nesta segunda-feira, 17, em Viçosa: pessoas aglomeradas na porta da unidade de saúde do Centro, antiga Policlínica, em busca de testes de Covid-19.

O local é um dos pontos de referência para a realização da testagem, mas, de acordo com os relatos, a demanda tem sido muito grande nos últimos dias. Há relatos de que as UBS estariam encaminhando diretamente os pacientes para o ponto de coleta, ao invés de seguirem o novo protocolo definido pela Secretaria de Saúde. O argumento é de que as equipes estariam desfalcadas, sem médicos ou enfermeiros e, por isso, não seria possível fazer o teste.

O Folha da Mata apurou que nesta terça, 18, na unidade do bairro Santo Antônio, também houve aglomeração, com filas e falta de organização, com pessoas indo embora sem a realização do teste.

A Vigilância em Saúde explicou que monitora todas as equipes das UBS e que disponibilizou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e promoveu capacitação para a realização dos procedimentos. E reforçou ainda que é importante o paciente procurar a unidade de atendimento do bairro para solicitar a testagem. Caso o atendimento não seja feito, a sugestão é acionar a Ouvidoria de Saúde, pelo telefone (31) 3892-5921.

TELEATENDIMENTO

Para tentar conter o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, que é maior que a capacidade de atendimento, a Secretaria de Saúde iniciou o funcionamento de um serviço de orientação por telefone.

O Teleatendimento Covid-19 vai fornecer informações a respeito da doença e também serve como canal de tira-dúvidas sobre o fluxo de atendimento, sintomas, testagem e vacinação.

O número é o (31) 3899-5294 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

A prefeitura informou que este serviço não é o mesmo prestado pelo Telessaúde Covid, que funcionou durante 1 ano e dois meses, em parceria com o Departamento de Enfermagem da UFV, e foi encerrado em julho do ano passado.

ORIENTAÇÕES

O secretário de Saúde de Viçosa, Rainério Fontes, reforçou que as pessoas que apresentarem sintomas gripais podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para realização de teste de detecção do coronavírus.

Em vídeo, o secretário esclareceu outros pontos, como a vacinação para maiores de 12 anos e o alto número de casos ativos e casos assintomáticos. Confira: