COVID-19

Municípios mineiros recebem testes de Covid-19

São mais de 488 mil testes, que serão distribuídos pelos Correios


Publicado em: 25/01/2022 às 19:46hs

Municípios mineiros recebem testes de Covid-19
Foto: divulgação /SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) continua a enviar aos municípios mineiros um total de 487.990 testes de diagnóstico rápido de covid-19. Os materiais estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) desde o início da semana, por meio dos Correios, com prazo de entrega estimado em 48 horas.

Caberá às unidades a distribuição para os respectivos municípios que se encontram sob a sua região de abrangência.

De acordo com o governo de MG, desde o início do ano, foram disponibilizados mais de 1 milhão de testes rápidos. Além disso, são realizados testes RT-PCR na rede pública de laboratórios referenciados do estado.

Os testes rápidos de antígenos em distribuição deverão ser utilizados na testagem dos casos suspeitos de covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença. Considerando o cenário epidemiológico dos casos de síndrome gripal em Minas Gerais, recomenda-se aos gestores municipais de saúde que direcionem o uso dos testes rápidos de antígeno dentro dos eixos da atenção primária à saúde (APS), atenção especializada à saúde (AES), subsistema de saúde indígena (SasiSUS) e da vigilância em saúde, a fim de melhor compreender a situação epidemiológica da covid-19.

A SES-MG orienta ainda que, se possível, se organizem ações de testagem extramuros, podendo, para estes eventos, ser utilizado o guia prático para a realização de triagem de casos de covid-19 utilizando testes rápidos de antígeno (TR-AG) descrito no Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste).