COVID-19

Conselho da UFV se reúne amanhã para decidir retorno presencial

Outra reunião, realizada na quinta-feira, 06, apresentou o cenário epidemiológico do município


Publicado em: 06/01/2022 às 12:05hs

Conselho da UFV se reúne amanhã para decidir retorno presencial
Foto: reprodução

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), órgão superior de coordenação das atividades acadêmicas da Universidade Federal de Viçosa, se reunirá nesta sexta-feira, 07, de forma extraordinária, para tratar do retorno presencial, previsto inicialmente para o dia 24 de janeiro.

Milhares de estudantes retornarão ao município para o Período Híbrido de Transição (PHT), da UFV. Mas, o aumento de casos positivos de Covid-19, aliado ao surto de gripe tem preocupado as autoridades de saúde.

Nos cinco primeiros dias de janeiro, o município somou 148 casos positivos da doença, mais que a soma de todos os dias dos últimos dois meses de 2021. Postos de atendimento estão registrando aumento na procura por atendimento, por parte de pacientes com sintomas de síndrome respiratórias, vinculados tanto ao coronavírus quanto à influenza H3N2.

Ainda assim, a taxa de ocupação hospitalar está baixa no município, com apenas 3 leitos ocupados. Felizmente, a vacinação também avança, com mais de 80% da população com as duas doses, contibuindo diretamente para a baixa procura por leitos. A UFV mantém a obrigatoriedade do comprovante de vacinação das 2 doses para todos os estudantes previstos para retornarem.

AVALIAÇÃO DO CENÁRIO

Nesta quinta-feira, 06, uma reunião no campus teve a presença de gestores da Universidade, como pró-reitores, diretores de centros e dos campi de Florestal e Rio Paranaíba, além da equipe da área da saúde e pesquisadores envolvidos com as ações de contingenciamento da pandemia da Covid-19.

Também participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, hospitais locais e vereadores. O objetivo do encontro foi discutir a situação epidemiológica de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

A reunião não foi para decidir sobre o retorno presencial e, sim para avaliação do cenário atual, considerando o retorno presencial daqui a pouco mais de duas semanas. Em nota enviada ao Folha da Mata, a UFV disse que “os apontamentos da discussão servirão de subsídio para a reunião do CEPE”.