COVID-19

Brasil recebe primeiro lote com mais de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 para crianças

Minas Gerais receberá 9% do total, com base em dados populacionais da faixa etária contemplada. A prefeitura de Viçosa ainda não divulgou como será feita a vacinação no município.


Publicado em: 13/01/2022 às 13:33hs

Brasil recebe primeiro lote com mais de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 para crianças
Foto: Agência Brasil

O primeiro lote com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer contra a Covid, destinado a crianças de 5 a 11 anos chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira, 13.

O lote foi descarregado no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo) e será distribuído a estados e municípios para iniciar a aplicação. A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país.

Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

Desse total, Minas Gerais receberá 9,02%, conforme divisão do Ministério da Saúde que considera a população na faixa etária contemplada com a vacina. A região Sudeste é a que mais mais receber doses (39,18%), seguido do Nordeste (28,43%), Sul (13,17%), Norte (11,05%) e Centro-Oeste (8,17%)

APROVAÇÃO

Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a pasta, a criança deve ir aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.