SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 4 dezembro

Apenas 28% do público esperado recebeu dose da vacina nos postos da cidade


Publicado em: 26/11/2020 às 08:24hs

Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 4 dezembro

Novamente, a campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) e estará disponível para adultos entre 20 a 49 anos até a sexta-feira, 4. Além desta, a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos também poderá ser encontrada nas salas de vacinação de Viçosa.

Até o dia 19 de novembro, foi calculado que somente 8.358 doses da vacina contra o sarampo foram aplicadas (28%), sendo que mais de 30 mil adultos devem ser imunizados em Viçosa. A Secretaria de Saúde destaca que a grande maioria da população não sabe informar se já foi imunizada, pois não possuem o cartão de vacinas, ou se possuem, está desatualizado. Entretanto, a ausência do cartão não é empecilho para o recebimento da vacina.

Além disso, o Ministério da Saúde ressalta que a doença viral é considerada infecciosa e grave, podendo ser transmitida para pessoas de qualquer faixa etária, através das vias respiratórias – gotículas do nariz, boca ou garganta. Quem for contaminado pode apresentar febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas), tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca (manchas de Koplik). A evolução da doença pode acarretar complicações mais graves, como pneumonia, encefalite, e levar a morte de crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade. Contudo, a doença só pode ser adquirida 1 vez ao longo da vida e, caso houver a confirmação do diagnóstico, a pessoa estará imune. 

Para receber a vacina, é preciso comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros ou a antiga Policlínica, no centro, nos dias em as salas de vacina estarão disponíveis; levar um documento de identificação com foto e, se possível, o cartão de vacinas. O horário de atendimento é de 8h às 16h.

Abaixo, segue a agenda das salas de vacina:

Segunda-feira: São José do Triunfo, Nova Era, Santa Clara;

Terça-feira: São Sebastião, Santa Clara, Nova Viçosa;

Quarta-feira: Silvestre, Novo Silvestre, João Brás, Cachoeira de Santa Cruz, Santo Antônio;

Quinta-feira: São Sebastião, Nova Era, Amoras, João Braz;