Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Viçosenses fazem fila para dose extra de vacinas contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa ministrou no sábado, 2, a vacina contra o HPV em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade. A vacinação foi realizada por ordem de chegada, seguindo os critérios estipulados: meninos (entre 11 e 15 anos incompletos), meninas (09 a 15 anos incompletos) e homens e mulheres na faixa etária de 15 a 26 anos. Todos que compareceram para receber a dose da vacina foram obrigados a apresentar o cartão de vacina, CPF ou cartão SUS.
Segundo Luciane Moreira, coordenadora do Setor de Imunizações e Campanhas da Policlínica Municipal, o comparecimento do público alvo superou as expectativas. “das 1.700 doses extras recebidas, aproximadamente 1.300 foram aplicadas no sábado”, revelou.
Fora do calendário de vacinação, a medida foi aprovada no dia 17 de agosto, em Brasília, durante a reunião da Comissão de Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes dos governos federal, dos estados e dos municípios. A iniciativa serviu para evitar um possível desperdício da vacina que estava com data de validade para vencer neste 4 de setembro.
A orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação para a faixa etária de 15 a 26 anos seja de três doses, com intervalo de dois e seis meses a partir da data da primeira. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. Já para o público-alvo, meninos (entre 11 e 15 anos incompletos) e meninas (faixa etária de 09 a 15 anos incompletos) a segunda dose deverá ser ministrada em 2 meses. A partir de agora a vacina contra o HPV volta a ser ministrada apenas no público-alvo (9 a 15 anos), voltando ao calendário normal.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883