Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Vereador quer explicações sobre suspeita de contaminação em lagoas na UFV

A suspeita de presença de cianobactérias em lagoas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), consequência do despejo irregular de esgoto sanitário e de dejetos animais, foi assunto debatido na Câmara Municipal de Viçosa.
O vereador Arlindo Antônio de Oliveira Carneiro (Montanha), baseado em reportagens exibidas pelo jornal Folha da Mata, se mostrou preocupado com a situação e pediu apoio dos colegas na elucidação do problema.
O vereador quer saber se há, realmente, descarte irregular nas lagoas e, se isso acontece, quais as providências que estão sendo tomadas para sanar as irregularidades.
O vereador Sávio José (PT) lembrou que a universidade consome 100% da água retirada do Ribeirão São Bartolomeu e que por isso coloca a UFV como corresponsável pela manutenção e conservação não somente de suas nascentes, mas também de seus reservatórios.
A Representação que foi encaminhada à pró-reitora de Administração da UFV, Leiza Granzinolli, pede o envio à Câmara de documentos que comprovem o que a universidade está fazendo para resolver o problema.
O vereador Montanha pediu cópia do laudo técnico que ateste a condição atual da água das lagoas e o seu grau de contaminação. Ele quer saber também porque a direção da UFV libera a pesca nas lagoas, mesmo ciente da contaminação de suas águas pela cianobactéria. Montanha quer a cópia do ato administrativo que permite a pesca no local.
Outra informação solicitada pelo vereador diz respeito ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Universidade e o Ministério Público que estabelece obrigações a serem cumpridas pela instituição de ensino quanto a conservação daquelas águas.
O vereador Montanha disse que a justificativa do seu pedido é baseada no “dever comum de zelo dos entes federativos para com a saúde, o meio ambiente e os recursos hídricos do município, conforme preconiza a Lei Orgânica Municipal”.
A Representação de número 011/17 foi aprovada por unanimidade na reunião desta terça-feira, 30, e foi encaminhada à direção da Universidade Federal de Viçosa.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883